Você está em:

DEFESA CIVIL | ALERTA DE CHUVAS INTENSAS


Após uma intensa chuva na madruga desta terça-feira(17), a Avenida Wenceslau Braz, uma das principais vias de Poços de Caldas, ficou alagada. Conforme o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, aproximadamente 40 centímetros de água se acumularam na avenida, tornando o tráfego impossível para vários veículos.

Uma van, tentando atravessar a avenida alagada, ficou presa depois que seu motor parou de funcionar e não conseguiu dar partida novamente. Com a ajuda de cordas, a van foi rebocada por cerca de 20 metros até o acostamento.
O incidente fez com que o tráfego na área fosse interditado por aproximadamente 30 minutos, enquanto equipes trabalhavam para drenar a água acumulada na via.

A situação meteorológica na região Sudeste permanece. Segundo o INMET previsões indicam chuvas irregulares e mal distribuídas ao longo da semana, resultando em chuvas mais abrangentes, porém ainda irregulares e mal distribuídas.

Para o final de semana, a expectativa é de melhorias no ritmo à medida que a frente fria se afasta para o oceano Atlântico. No sábado (21), uma massa de ar seco terá predominância sobre São Paulo, Rio de Janeiro e metade do sul de Minas Gerais, garantindo condições de tempo firme. No domingo (22), essa massa de ar seco deve se estender, proporcionando um clima mais estável em toda a região Sudeste.

CONFIRA AS RECOMENDAÇÕES PREVENTIVAS DA DEFESA CIVIL DURANTE A CHUVA:

— Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;

— Se você for surpreendido dentro do carro por uma inundação, abra os vidros, suba no teto pela janela, peça socorro e se possível ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193);

— Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos;

— Não utilize alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;

— Não fique ou deixe crianças na enxurrada, pois podem ser arrastadas e se afogarem.

— Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não os toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico;

— Não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores: elas podem cair e ocasionar graves acidentes;

— Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados;

— Coloque objetos em lugares que não caiam com a ocorrência de ventos fortes;

— Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água, ligue imediatamente para a Defesa Civil (199);

— Dirija com segurança na chuva. Verifique os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem. Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente;

— Durante as tempestades com raios, retire os aparelhos elétricos das tomadas e não se exponha a superfícies condutoras. Se estiver na rua, não permaneça em áreas descobertas. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas e evite topos de morros e prédios.

Os telefones para acionar a Defesa Civil são: 193, 199, 153 ou o 3697-2266

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social