POSSO AJUDAR É AMPLIADO E VAI ATINGIR 100% DAS UNIDADES DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde, dentro das ações que proporcionam qualificação ao atendimento, amplia o Programa Posso Ajudar. Na tarde desta segunda-feira (16), os profissionais participaram de uma integração e um treinamento no Espaço Cultural da Urca. Ao todo, cerca de 27 pessoas participaram da capacitação que, mais do que abordar a atribuição dos profissionais, mostrou o quanto esses programas têm tido impacto positivo no cotidiano dos equipamentos de saúde.

As 43 unidades, entre ESF’s e UBS’s, vão passar a contar com o serviço, baseado na orientação feita por atendente qualificado para solucionar as dúvidas dos pacientes, antes ou após consultas ou procedimentos realizados. O ‘Posso Ajudar’, uma das estratégias da Política Nacional de Humanização. Inicialmente, quatro unidades (UPA, Margarita Moralles, Policlínica Central e Hospital da Zona Leste) foram contempladas, com a atuação de 14 trabalhadores. Os usuários também passaram a ser recepcionados e acolhidos por atendentes qualificados, o que também otimiza o tempo de permanência nos serviços.

“Investimos em revitalizações para a melhoria do ambiente, em equipamentos e em capacitações dos servidores para o atendimento humanizado e resolutivo. A Saúde é nossa prioridade. O ‘Posso Ajudar’, agora vai atender 100% dos equipamentos da atenção primária, organizando o atendimento e trazendo uma melhor forma de cuidar do usuário da nossa rede, logo ao chegar no serviço”, comenta o secretário de saúde Thiago Mariano.