Inscrições abertas para 18° Concurso de Poesias “Teresa Maria Valques”

Em 2022, foi realizada a edição conjunta dos concursos de Poesias Teresa Maria Valques e Textos em Prosa e Poesia Gaspar Eduardo de Paiva, em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas

Estão abertas as inscrições para o 18° Concurso de Poesias “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 1º de novembro de 2023, nas bibliotecas públicas municipais.

O Concurso Municipal de Poesias “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria” tem como objetivos incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promovendo novos talentos literários, além de valorizar a arte poética, proporcionar um espaço de expressão poética e incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio das Bibliotecas Públicas, as disposições da 18ª edição do Concurso de Poesias “Teresa Maria Valques” foram publicadas no Diário Oficial do Município desta terça-feira (17). Os anexos que compõem o edital estão disponíveis na área de editais da Secretaria Municipal de Cultura (https://descomplica.pocosdecaldas.mg.gov.br/servicos.php?c=126).

O tema do concurso é livre e destinado a todas as faixas etárias, sendo dividido em cinco categorias: 7 a 10 anos; 11 a 14 anos; 15 a 18 anos; 19 a 55 anos; e acima de 55 anos. Os poemas deverão ser inéditos, contendo no mínimo uma estrofe e no máximo três páginas. Os textos deverão ser protocolados em papel A4, fonte Arial ou Times New Roman 12, ou escritos manualmente.

Cada participante poderá concorrer com apenas um poema. Em cada poema deverá constar apenas o título do texto e o pseudônimo do participante. No ato da inscrição, os participantes deverão entregar nas bibliotecas públicas a ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II) e o poema no formulário padrão (anexo I), contendo apenas título do poema, pseudônimo do participante, categoria e texto.

O Concurso será realizado em três etapas, sendo a primeira o protocolo dos trabalhos em uma das Bibliotecas Públicas, nos seguintes endereços e horários:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V
(no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Na segunda etapa, uma equipe de três membros do segmento literário de Poços de Caldas selecionarão três poemas de cada faixa etária. Os selecionados serão avisados por meio de e-mail e/ou contato telefônico.

Na terceira etapa, os poemas classificados serão apresentados em forma de interpretação e/ou leitura, pelo próprio autor ou por intérprete por ele indicado, no dia 28 de novembro de 2023, às 19 horas, no Salão Bruno Filisberti, no Espaço Cultural da Urca. Os três classificados de cada faixa etária receberão certificados.

O Concurso leva o nome da professora Teresa Maria Valques, cuja carreira no Magistério teve início em 1967, no Colégio São Domingos. Lecionou também no Ginásio Estadual Virgínia da Gama Salgado (1969-1984), na FAFI de Poços de Caldas (1973-1978) e no Colégio Estadual David Campista (1985-1987). Desde cedo mostrou inclinações literárias, compondo poemas, participando do “Grupo dos Cinco”, formado por poetas da cidade interessados na arte de vanguarda e escrevendo letras para as músicas de seu marido. A professora Teresa Maria Valques faleceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1987.