Biblioteca Centenário recebe coletivo literário e clube de leitura nesta semana

A Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, vai receber dois eventos de grupos literários nesta semana. Na quinta-feira (19), dentro da programação da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, o Coletivo ElasEscrevem fará intervenções artísticas de escritoras locais, às 19h. Já no sábado (21), é a vez do Leia Mulheres, às 14h.

O Coletivo ElasEscrevem convida o público para prestigiar o sarau, apreciando as produções poéticas das artistas, com mediação de Danielle Vilas Boas, Gabrielle Lopes e Victória Silveira.

Está é a terceira edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, um convite para que bibliotecas públicas e museus ampliem o horário de funcionamento uma vez por mês, oferecendo ao público, no período noturno, a oportunidade de participar de eventos culturais.

Já no sábado, dia 21, às 14h, o Clube de Leitura Leia Mulheres compartilha experiências sobre o livro A Cor Púrpura, de Alice Walker, com mediação de Juliana Nogueira. Escritora, poeta e ativista feminista norte-americana, Alice Walker recebeu o National Book Award e o Prémio Pulitzer de Ficção pelo título, considerado sua obra-prima.

A densíssima narrativa sobre as relações entre homens e mulheres e sobre o poder dado ao homem em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais foi lançado em 1982, e retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas mostra a atualidade de diversas questões. Coincidentemente, Alice Walker foi a primeira autora indicada pelas bibliotecas públicas de Poços, dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Aos leitores interessados, a obra está disponível para empréstimo nas Bibliotecas Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab).

“Convidamos a todos para que prestigiem as ações na Biblioteca Centenário, que estão em total consonância com a nossa proposta de promover bibliotecas vivas, dinâmicas, abertas e democráticas, além de espaços de convivência de grande valor para a comunidade”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa de Melo.

Sarau – Coletivo ElasEscrevem
Data: 19/10/2023