Sipat 2023 discute assédio moral no ambiente de trabalho

Evento discutiu temas relevantes nas áreas de saúde e segurança do trabalho

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, em parceria com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), realizou a 33ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), nos dias 18 e 19, na Urca.

O tema desta edição foi Assédio Moral, abordado com extrema assertividade pela cia de teatro Betti Bruschi Produções Artísticas e Culturais e também em roda de conversa com a procuradora-geral do município, Vanessa Gavião Bastos, com participação dos psicólogos Ana Paula de Lima, professora da Faculdade Pitágoras e também Cristiano de Jesus Andrade, psicólogo da Prefeitura.

A SIPAT é uma semana dedicada à conscientização e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, voltados à segurança e ao bem-estar dos colaboradores. Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras, rodas de conversa, apresentações teatrais e musicais, além de sorteios de brindes e entrega de lanches e de mudas de árvores frutíferas aos participantes, ao final do evento.

As palestras abordaram Saúde do Homem e da Mulher por Aline Della Testa Rocha Garcia, enfermeira da ESF (PSF Jd. Formosa) ; e Primeiros Socorros e Segurança do Trabalho por Silvia de Cassia Carvalho, técnica de enfermagem do Samu.

Para a secretária municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, o evento é fundamental pois promove o encontro dos servidores para a reflexão sobre suas atitudes e dos colegas no ambiente de trabalho. Em seu pronunciamento na abertura da Sipat, ela ressaltou a importância do encontro. “Espero que o conhecimento repassado durante esta Sipat possa resultar em ações que melhorem o dia a dia, tanto no trabalho quanto em suas casas. A segurança no trabalho é muito importante. É preciso que todos cuidem para que o ambiente de trabalho seja um ambiente sadio, sem perigos físicos e também psicológicos, aproveitando o tema da Sipat deste ano, que é o assédio moral”.

A organização da 33ª SIPAT coube aos seguintes servidores, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: Ana Stela Souza C Latrônico, Anderson Da-Ré, Aretha Carneiro Correa, Claudete Maldonado da Silva, Dulce de Fátima Betti, Edson Benedito Ludovino, Fábio Luis Borges, Fernanda A. Baptista Lemos, Gisele de Fátima de Souza, Jessica dos Santos Carvalho, Joelson Gonçalves Sá, Letícia Francisquini Fernandes, Luanda Maria de Freitas, Maria José Fagundes, Miranel de Oliveira Domingos, Patrícia Ferreira dos Anjos, Tânia Ferreira dos Anjos, Valéria dos Santos Xavier Siqueira.