Obra na Av. Santo Antônio segue acelerada até nos finais da semana

A obra de substituição de rede de esgoto na Av. Santo Antônio, no sentido centro-bairro, está avançando a todo vapor mesmo nos finais de semana. Iniciada no dia 25 de setembro, os trabalhos visam adiantar o tempo previsto para a conclusão, que originalmente era de 45 dias.
A intervenção, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), procura primordial melhorar a infraestrutura da região, reduzir impactos ao meio ambiente e oferecer uma solução rigorosa aos moradores e comerciantes locais.

A antiga rede de esgoto, que já tinha mais de 50 anos, encontrava-se em estado crítico, provocando não apenas transtornos no trânsito, mas também prejudicando o meio ambiente devido a vazamentos no rio e ao mau cheiro. Para resolver esses problemas, está sendo preservada uma extensão de 400 metros de superfície de fibrocimento de 300 mm, que havia se deteriorado com o tempo, por tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 400 mm. O PEAD, além de sua alta resistência à corrosão, possui uma vida útil de mais de 50 anos, tornando-se uma escolha ideal para uma infraestrutura rigorosa e sustentável.

Para acelerar o processo e minimizar os inconvenientes aos cidadãos, as equipas do DMAE estão trabalhando em dois turnos. Durante os finais da semana, os trabalhos não são interrompidos, garantindo assim que a obra seja concluída o mais rápido possível. Os horários de trabalho são das 7h00 às 17h00 e das 19h00 às 24h00, demonstrando o compromisso da equipa em garantir a conclusão dentro do prazo previsto.

A substituição da rede de esgoto não beneficia apenas os moradores e comerciantes locais, mas também representa um passo importante para preservar o meio ambiente. Ao eliminar os vazamentos no rio e reduzir o mau cheiro na região, a obra contribui significativamente para a qualidade de vida dos moradores e para a saúde do ecossistema local.

O DMAE ressalta a importância da colaboração da comunidade durante esse período. Pedestres e motoristas são orientados a seguir os limites de desvio e sinalização, a fim de evitar congestionamentos e facilitar o andamento da obra.