“Projeto Mova-se” realiza evento confraternização dos grupos

Foi realizado  um evento de confraternização dos grupos do “Projeto Mova-se” que é realizado através do Patrocínio da Prefeitura Municipal com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com a Secretária de Saúde.

O grupo que é coordenado pela Professora de Educação Física Tahiza F. U da Silva, em parceria com as Unidades de Saúde da Região Leste (Santa Rosália, Santana, Formosa, Dom Bosco e Nova Aurora), realizaram um aulão de Dança e Forró e Flash Back, no Ginásio Miguel Zanetti.

Participaram do evento 120 pessoas entre usuários das unidades de saúde e Equipe E-multi (Educador Físico- Fisioterapeuta- Assistente Social), Enfermagem e Agentes Comunitário sde Saúde – CS.

Foi realizada também uma Palestra da enfermeira Michele (UBS Santana), refente ao Outubro Rosa (um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama), onde foi falado sobre os cuidados que se deve ter em relação aos exames e também ao autoexame, busca alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero.

A professora e coordenadora do projeto, Tahiza F. U da Silva expressou sua felicidade com o momento.“O encontro de hoje me trouxe uma leveza tão grande, onde pude perceber o quanto é importante e essencial eventos assim. A disposição das pessoas de várias idades que ali se encontrava me fez enxergar como a vida tem sentido em detalhes, numa música, numa dança, num gesto em um simples abraço, uma simples presença. O evento de hoje me proporcionou uma alegria imensa ao ver tanta gente de várias idades unidas só pra estar ativos e participativos.”

E o Educador Físico Eziel de Carvalho E-mult (Atenção Básica), falou sobre a importância da Atividade Fisica e sobre os Hábitos saudáveis aliados à prática regular de atividade física podem influenciar na prevenção e também recuperação contra o câncer de mama.

Já a Fisioterapeuta Juliana Matsumoto destacou que as atividades como essa reforçam os cuidados que devemos ter com a nossa saúde e sobre a importância da prática da atividade física regular e também da prevenção das doenças. Além de proporcionar um momento de descontração, integração e muita alegria.