Arte Brasileira é tema do projeto “Caixa do Artista: Desenrolando Arte”, na E.M. Antônio Sérgio Teixeira

O projeto “Caixa do Artista: Desenrolando Arte”, contemplado no edital “Programação cultural nas unidades de funcionamento integral da rede municipal de ensino”, apresentou a vida e obra de quatro artistas brasileiros, em diferentes linguagens artísticas, aos estudantes de 7° ano.

A Caixa do artista é uma ferramenta didático-pedagógica elaborada através de objetos que narram a história sobre a vida e obra de determinado artista, dinamizando o processo de aprendizagem e aproximando os estudantes da área proposta, num sentido prático e teórico.

“Promover o acesso à cultura e à descentralização das atividades artísticas são alguns dos principais objetivos da proposta, expandindo as possibilidades de exercer a criatividade e a partir dela convidar os participantes a explorar algumas linguagens pouco cotidianas e levá-los a experimentação”, pontua Cristal Beatriz, uma das facilitadoras das aulas.

Nas Artes Plásticas, os estudantes puderam trabalhar a partir das obras do artista Hélio Oiticica, conhecido pelos famosos Parangolés. Na linguagem teatral, foi trabalhado o dramaturgo e ensaísta Augusto Boal, precursor do Teatro do Oprimido, Teatro Legislativo, Teatro de Jornal e outras vertentes de um teatro para atores e não atores. Ou seja, um teatro não somente assistido pelo público, mas que convida o público a prática de atuação refletindo opressões vivenciadas nas cenas e tendo a oportunidade de refletir estratégias e debater sobre elas.

Na Literatura, foi explorado a produção de escritores mineiros, com o trabalho de Cristal Beatriz, integrante do projeto e escritora do zine “Poetise a Liberdade”; Will Moreira, escritora poços-caldense do livro de poesias concretas “Substanciar”; Conceição Evaristo, pesquisadora e escritora belo-horizontina e Agenor Barbosa, integrante da programação na Semana de Arte Moderna, além de revisitar a história de Enheduanna a partir de uma perspectiva histórica. Com a musicalização, o objetivo foi convidar os alunos para testar na prática a criação de percussões corporais, compondo ritmos e compreendendo melhor sua percepção dos sons, harmonia e melodia.

“Com o exemplo do artista brasileiro Caetano Veloso, exercícios que exploram a musicalidade em diversos ritmos, adaptamos também para que possamos trabalhar as peculiaridades de cada aluno em individual mesmo estando em coletivo, pois cada um deles possui suas preferências, despertando a musicalidade através do que é o ponto de partida de cada um”, complementa Cristal Beatriz.

Para encerrar o trabalho realizado, os estudantes foram convidados a realizar uma exposição a partir da elaboração e confecção de uma caixa do artista pessoal. Cada participante pôde narrar sua própria história através de objetos, cartas, músicas, etc. “É um momento onde também podemos contar nossas próprias histórias e dizer ao mundo quem somos”, destaca Dani Silva, também facilitadora do projeto.

A exposição foi realizada no dia 29 de novembro na própria escola. Como finalização do projeto, na sexta-feira (1), os alunos puderam vivenciar uma aula reunindo as quatro linguagens trabalhadas durante o projeto.