Você está em:

Orígenes Lessa, de O feijão e o sonho, é o autor indicado da Série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor da série indicado é Orígenes Lessa, nascido em Lençóis (SP), a 12 de julho de 1903. Na infância e adolescência, viveu em São Luís do Maranhão e São Paulo, onde começou a escrever no jornal do colégio em que estudava, atividade que segundo ele contribuiu para sua formação de escritor.

Em 1928, fixou-se no Rio de Janeiro, trabalhando com publicidade e jornalismo. Seu primeiro romance é O feijão e o sonho, publicado originalmente em 1938 e posteriormente pela Coleção Vaga-lume, com uma ampla repercussão. Nome importante da nossa literatura, Orígenes Lessa recebeu vários prêmios literários, teve obras adaptadas para o cinema e a TV e muitos contos traduzidos para várias línguas. Faleceu em 1986.

O feijão e o sonho
Há pessoas que só conseguem se preocupar com coisas práticas. Mas existem também aqueles que não dão a mínima importância para as exigências do dia a dia. Gente muito sonhadora, de quem se costuma dizer que “vive nas nuvens” ou ainda no “mundo da lua”. Com certeza, você mesmo conhece alguém assim, não é mesmo?

Em O feijão e o sonho, você vai ver as dificuldades de relacionamento de um casal em que o marido – o poeta Campos Lara – deixa em segundo plano o sustento de sua casa para dedicar-se a seus projetos artísticos. Acompanhando o drama desse sonhador e de sua inconformada esposa, você vai conhecer a distância que muitas vezes separa a vida da arte, além de perceber quanta luta é necessária para as pessoas atingirem seus ideais.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social