Exposição em homenagem à Escola de Samba Saci-Pô será aberta nesta quinta, com bateria, mestre-sala e porta-bandeira e passistas

Pra esquentar os tamborins, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas traz para a avenida do samba já nesta quinta-feira (8), a exposição “Saci-Pô: 50 anos de história”, que reúne objetos e figurinos da tradicional Escola de Samba de Poços de Caldas. A abertura será às 20h, com a participação do grupo de apresentação da bateria da Saci Pô, casal de Mestre-sala e Porta-bandeira e passistas, na Praça do Museu.

A exposição, que fica em cartaz na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão até o dia 28 de fevereiro, tem como objetivo valorizar a trajetória do Carnaval na cidade, resgatar a tradição da escola de samba e apresentar o tema para novos públicos. Além disso, a exposição busca também ampliar o interesse da população local em relação à história da principal festa popular brasileira em Poços de Caldas.

Saci-Pô
A história da Saci-Pô começa antes mesmo da sua fundação, quando os irmãos Marcus e Fábio Togni brincavam em antigos blocos carnavalescos da cidade. Eles participaram de blocos como “Bloko Moko”, “Metralhas” e “Mucamas/73”, porém com a extinção deste último, em 1974, surgiram duas novas agremiações do carnaval local, o Bloco Arco-Íris e o Bloco do Saci, que contava com Marcus e Fábio Togni como integrantes.

O bloco estreou com um enredo sobre o Saci Pererê, um dos principais personagens do folclore nacional. Em 1975, o tema do enredo seria outro, logo seria necessário criar um nome definitivo para o bloco. Várias sugestões foram dadas, mas alguém optou por manter o nome de Saci. Assim, surgiu a seguinte indagação: “por que Saci?” A resposta veio utilizando uma famosa gíria da época: Saci, pô! Essa é a origem do nome. Deste modo, em 1975, o bloco saiu com o nome “Saci-Pô Aranha” e, no ano seguinte, com enredo sobre cartas de baralho, o nome adotado foi “Saci-Pô Coringa”.

Ao todo, a quinquagenária escola possui 32 troféus de campeã no Carnaval de Poços. A exposição conta com alguns desses troféus, fotografias de desfiles e fantasias.

Abertura da Exposição “Saci-Pô: 50 anos de história”
Grupo de apresentação da bateria da Saci Pô, casal de Mestre-sala e Porta-bandeira e passistas
Data: 08/02/2024 – quinta-feira
Local: Praça do Museu.