Em ritmo de folia, O livro de ouro do Carnaval Brasileiro é a indicação de leitura da semana

Seguindo o clima da maior festa popular do país, as Bibliotecas Públicas indicam, nesta semana, O livro de ouro do Carnaval Brasileiro, obra de um dos mais renomados pesquisadores da cultura popular brasileira e autor de diversos artigos sobre Carnaval, Felipe Ferreira.

Ressaltando a beleza da temporada que enfeita as ruas e agita o coração de muitos, a festa mais conhecida em todo o mundo não carrega somente a característica da “folia”, mas também uma história pouco abordada pelo mercado editorial brasileiro.

A obra é um produto rico para aprimorar o conhecimento do verdadeiro sentido do carnaval e já ganhou opiniões importantes. “Painel primoroso sobre a festa que, apesar de usar e abusar dos tons dourados, até hoje não tinha um livro de ouro”, afirma a estudiosa da sociologia do Carnaval, Marília Trindade Barboza. “Usando a técnica de movimentar a história dialeticamente entre o passado e o presente, o texto flui com leveza e não deixa o leitor perder o fio dos fatos e dos acontecimentos, tão bem encadeados que estão”, diz Hiram Araújo no prefácio.

Felipe Ferreira aborda a história do carnaval brasileiro, sem repetir os lugares-comuns de um roteiro de datas e acontecimentos lineares. Assim como também cita celebrações dos povos antigos como acontecimentos independentes do que hoje conhecemos como carnaval.

O autor é mestre em Antropologia da Arte (Eba/UFRJ), doutor em Geografia Cultural (Igeo/UFRJ), com pós-doutorado em Letras (Paris III — Sorbonne Nouvelle). É professor do Instituto de Artes e dos Programas de Pós-graduação em Artes (PPG Artes) e em História da Arte (PPGHA) da Uerj, coordenador do Centro de Referência do Carnaval e líder do grupo de pesquisa CNPq Laboratório da Arte Carnavalesca.

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.

O livro de ouro do Carnaval Brasileiro está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, e integra também a exposição “Carnaval Brasileiro”, em cartaz no local. Confira o endereço e horário de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30