Livro que inspirou enredo da Portela está no acervo das bibliotecas de Poços

Desfiles alavancaram vendas de obras literárias que serviram de inspiração para as escolas de samba

Além da alegria vivenciada pelos foliões nas ruas, o carnaval brasileiro também pode proporcionar o encontro com a literatura. Neste ano, os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ajudaram a impulsionar as vendas e as buscas por livros que inspiraram enredos. “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, foi a obra escolhida pela Portela. Em Poços, quem quiser conhecer a impactante história de Kehinde – uma africana que é capturada e escravizada e sua jornada épica através do Brasil colonial em busca de seu filho perdido – pode se dirigir até a Biblioteca Municipal Centenário, que conta com a obra em seu acervo.

Após o emocionante desfile da tradicional escola de samba carioca, que contou inclusive com a participação da escritora Ana Maria Gonçalves em um carro alegórico, “Um defeito de cor” ocupou as duas primeiras posições na lista dos livros mais vendidos na Amazon nas últimas 24 horas, com sua edição especial e tradicional.

No desfile da Portela, os carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga sonharam com uma carta do advogado abolicionista Luiz Gama para sua mãe, Luíza Mahim (Kheinde no livro de Ana), a partir das lições deixadas por ela.

Em terceiro lugar no ranking da Amazon, ficou “Meu destino é ser onça”, do escritor Alberto Mussa, obra que serviu de inspiração para o enredo da Grande Rio em 2024. A escola de Duque de Caxias recontou o mito de criação, em que o felino é fundamental e se confunde com o Velho, criador da Humanidade.

Vale lembrar que a escritora Ana Maria Gonçalves já foi a autora indicada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas, dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, no ano passado. Em 2022, “Um defeito de cor” também integrou a exposição “200 anos, 200 livros”, na Biblioteca Centenário, em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, apresentando ao público títulos que ajudam a entender o país.

“Um Defeito de Cor”, detalhado romance épico que explora temas de identidade, resistência e as duras realidades da escravidão, está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30.