Nota de pesar pelo falecimento de Zilma Maria da Costa Domingos

A Secretaria Municipal de Cultura lamenta o falecimento de Zilma Maria da Costa Domingos, do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, aos 59 anos. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento está marcado para 16h desta sexta-feira (16), no Cemitério da Saudade.

A Secult se solidariza à família, aos amigos e a todos os congadeiros de Poços de Caldas, em especial ao capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, Benedito Luiz da Costa, o querido Seu Ditinho, neste momento de dor e tristeza. Ao mesmo tempo, celebra a fé e a devoção de Zilma Maria da Costa a São Benedito e sua dedicação na manutenção, valorização e perpetuação da tradição das Congadas no município.

A Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas vai homenagear 150 mulheres ligadas à arte e à cultura do município para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A exposição virtual “Mulheres Criativas” reúne 300 fotos, duas por homenageada, de mulheres artistas, agentes culturais, produtoras e trabalhadoras da Cultura no município, nas mais diversas áreas.

Em 2022, ela foi uma das 150 mulheres ligadas à arte e à cultura do município homenageadas na exposição virtual “Mulheres Criativas”, uma iniciativa da Secult em referência ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher.

Zilma é filha do capitão do Terno de Congo de Nossa Senhora do Rosário, Seu Ditinho, e dançava Congo desde criança. Assumiu responsabilidade na Congada há mais de 20 anos, atuando na organização dos figurinos, no cuidado com a alimentação do grupo e nas saídas do Terno pelas ruas da cidade. Em sua família, várias gerações participam do congado, incluindo netos, bisnetos, genros e noras. Dedicou-se com muito amor a essa função, que fez, sobretudo, para ajudar e honrar seu pai (com informações de Dani Alvisi).