Profissionais de artes cênicas podem se inscrever no edital do FET até segunda-feira

Termina na segunda-feira (27), às 18h, o prazo de inscrições do Edital Secult 5/2024, que visa credenciar profissionais artísticos para o 33º Festival Estudantil de Teatro – FET 2024. Os profissionais selecionados vão atuar de forma remunerada na montagem, ensaios e demais processos necessários junto às escolas da Rede Municipal de Ensino para as apresentações no FET.

As inscrições devem ser realizadas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/DpPuwi3SF9arYpjP6, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br no espaço denominado “Editais da Cultura”.

A inscrição é gratuita e permitida somente para agentes culturais locais, com atuação prioritária artístico-cultural em qualquer das linguagens previstas: circo, dança e teatro. Cada profissional selecionado será remunerado no valor total de até R$ 4.500 para atendimento em uma unidade de ensino. Poderão ser custeadas despesas para figurino, cenário, transporte e outras similares em até R$ 1.000,00.

A avaliação da qualificação técnica e da experiência profissional do interessado será realizada considerando o currículo e a documentação comprobatória enviada juntamente com o formulário de inscrição de acordo com o quadro de pontuação previsto no edital.

A iniciativa, que teve início em 2022, atende a demanda da Secretaria Municipal de Educação, proporcionando para as escolas e alunos uma experiência diferenciada sobre a produção de apresentações culturais, além de estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os envolvidos.

O FET tem como objetivo fomentar a prática teatral entre os estudantes, professores e comunidade escolar. As ações do festival acontecem nas unidades escolares e as apresentações no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, serão realizadas em outubro de 2024.