DIA DO TURISTA | Poços de Caldas: Um dos destinos mais visitados de Minas Gerais

No Dia do Turista, celebrado anualmente no dia 13 de junho, Poços de Caldas se destaca como um dos destinos mais procurados de Minas Gerais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil em 2023, movimentando cerca de 34 bilhões de reais e atraindo 31 milhões de visitantes de todas as partes do mundo. O setor gerou aproximadamente 50 mil novos empregos, evidenciando a importância da atividade turística para a economia do estado.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) atribui esse crescimento às campanhas de promoção turística durante datas comemorativas e feriados prolongados. Minas Gerais, com sua rica diversidade de atrações que vão desde a culinária saborosa até museus e casarões antigos, atrai um público variado e exigente.

Entre as cidades mineiras mais procuradas estão Poços de Caldas, São Roque de Minas, São Thomé das Letras, Capitólio e Ouro Preto. Poços de Caldas, em particular, é conhecida por suas fontes e nascentes termais. As Termas Antônio Carlos, com sua arquitetura impressionante, oferecem não apenas banhos relaxantes, mas também tratamentos estéticos e terapêuticos.

A culinária mineira é famosa pela variedade e riqueza de seus ingredientes, muitos deles nativos da região. Pratos como feijão-tropeiro, vaca atolada, tutu à mineira, arroz com pequi, torresmo, leitão à pururuca e frango com quiabo são destaques. E, claro, não se pode esquecer do doce de leite, goiabada, pão de queijo e ambrosia, que são verdadeiros ícones da gastronomia local.

Iniciativas da Prefeitura para Fortalecer o Turismo

A Prefeitura de Poços de Caldas, em colaboração com a secretaria Municipal de Turismo, tem implementado várias iniciativas para fortalecer o setor turístico. Nos últimos anos, a cidade focou na renovação do turismo com a criação do Plano Municipal de Turismo.

Uma das iniciativas mais significativas foi a concessão dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade em um circuito turístico integrado, que inclui o Cristo Redentor, o teleférico, o Recanto Japonês, a Fonte dos Amores e o Véu das Noivas. Este projeto, que levou cinco anos para ser concluído, representa um investimento substancial na revitalização e preservação desses locais.

Poços de Caldas tem se destacado no Mapa do Turismo Brasileiro, sendo classificada como Categoria A por sua excelência em oferecer uma experiência turística de qualidade. A cidade serve frequentemente de cenário para produções de novelas e filmes, e as avaliações positivas em várias plataformas de turismo refletem a satisfação dos visitantes.

Além de ser um destino de lazer, Poços de Caldas também está se tornando um hub de turismo corporativo. Eventos como o Congresso Nacional de Odontologia, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, e o Congresso Nacional de Saneamento Básico atraem milhares de visitantes e profissionais, contribuindo significativamente para a economia local.

Segundo o secretário de Turismo, Israel Pereira, as estratégias bem planejadas e a cooperação entre os setores público e privado estão revitalizando não apenas o setor turístico, mas toda a economia de Poços de Caldas. “Com esses esforços contínuos, a cidade se projeta não apenas como um destino turístico de excelência, mas também como um exemplo de desenvolvimento sustentável e inovação no turismo brasileiro. Neste Dia do Turista, Poços de Caldas celebra suas conquistas e se prepara para receber ainda mais visitantes, oferecendo experiências únicas e inesquecíveis em cada visita.”