“Hip-hop por Elas” é atração deste sábado em Poços

Ação gratuita será realizada no bairro Santa Maria

Neste sábado (11), a quadra esportiva do bairro Santa Maria em Poços de Caldas recebe as atividades do projeto “Hip-hop por Elas”, a partir das 15h. A ação gratuita é aberta para toda comunidade, com ênfase no chamamento das mulheres que atuam no hip-hop em Poços e região.

Na programação, a ação conta com discotecagem de Isadbob (Isabela Vieira), shows das MC’s Gabrielle Lopes e Gabriela Brasileiro, “live paiting” só graffiti de Yes (Yasmin Sanchez), dança com Aline Martins, além da produção audiovisual sob o olhar de Vento e Sol (Tamiris Alves).

A cultura do hip-hop surgiu nos 80, através da organização Zulu Nation, fundada pelo DJ Africa Bambaataa, nos Estados Unidos. As formas de linguagem e expressão dessa arte criaram o conceito denominado “elementos do hip-hop”, que reúne Graffiti, DJ, MC, B-boy e B-girl, cujo lema é: paz, amor, união e diversão e seu objetivo é dar voz, visibilidade e identidade aos jovens que praticam pintura, música, composições/poesia e dança.

Nesse passo, considerando que as manifestações culturais e artísticas sempre formam um retrato da sociedade, o machismo esteve presente na cultura hip-hop, principalmente por ser algo estrutural na sociedade e haver preconceito com a inserção e atuação de mulheres na cena.

Apesar da evolução neste pensamento, em razão da movimentação de mulheres em coletivo, através de movimentos como o feminismo e a pauta da representatividade, o número de mulheres que participam ativamente ainda é muito pequeno se comparado com o de homens, bem como a quantidade de mulheres que realmente fazem sucesso e ganham dinheiro através de suas artes.

O objetivo do “Hip-hop por Elas” é demonstrar não só a capacidade, mas a qualidade da arte exercida pelas artistas, por isso, o evento estará totalmente aberto para receber qualquer mulher atuante na cena que deseja compartilhar um pouco do seu trabalho.

Assim, o projeto visa reunir artistas mulheres que representam os quatro elementos da cultura hip-hop na cidade, fortalecendo a representatividade feminina, buscando trazer visibilidade para as artistas locais e também fazer com que elas se conectem, se conheçam e estreitem laços, discutindo novas estratégias para que mais mulheres possam atuar na cena do hip-hop e que parcerias possam ser firmadas para produção de novas ações.

A proposta é viabilizada pelo edital de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

HIP-HOP POR ELAS
Data: sábado, 11 de dezembro