Flipoços irá representar o Brasil no Festival de Literatura do Mundo 2022

Neste sábado, 5 de fevereiro, a força da literatura brasileira ultrapassará as fronteiras do país e irá reforçar as nossas narrativas mundo afora. O Flipoços, Festival Literário Internacional de Poços de Caldas/MG, que chega a 17ª edição, será o representante do Brasil e da América Latina no Festival de Literatura do Mundo, realizado pelo Festival de Bergen, da Noruega.

A experiência será única. Em um só dia as pessoas poderão assistir a 12 Festivais Literários, de diferentes países, absorvendo impressões, experiências e encantamentos de cada cultura.

Cada país participante terá meia hora para abordar o tema “Dust” (poeira) que será interpretado por meio de leituras, conversas, performance e outras expressões culturais. A cidade sede de cada festival terá um espaço para receber o público que vai poder interagir e acompanhar a transmissão dos Festivais.

O Flipoços vai receber as pessoas no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, no centro de Poços de Caldas. O público vai poder acompanhar os bastidores em tempo real e a entrada ao vivo do Brasil na programação, que terá duas âncoras internacionais, uma do Canadá e outra da Noruega, que farão a interação com o apresentador bilíngue do Flipoços, o escritor Decio Zylbersztajn.

Os autores convidados do Flipoços gravaram suas participações que irão reverberar a identidade e as multifaces literárias deste imenso Brasil. São eles: a imortal Nélida Piñon, Katia Gerlach, Paulo Scott, Ailton Krenak, Nara Vidal e Milton Hatoum. O evento na Urca é gratuito e vai ainda mostrar um conteúdo inédito sobre os valores e belezas naturais do Brasil, de Minas Gerais e Poços de Caldas.

Além da Noruega (LitFestBergen) e Brasil (Flipoços), irão participar festivais de literatura da Austrália (Western Writers Australia), Índia (Jaipur Literary Festival), Emirados Árabes (Emirates Airline Festival of Literature), Botswana (Gaborone Book Festival), Inglaterra (Cheltenham Literature Festival), França (Columbia Institute for Ideasand Imagination), Hungria (The Translator’sHouse), Canadá (Toronto International Festival of Authors), Estados Unidos (Bay Area Book Festival) e China (Cultural Exchange).

Para a curadora e idealizadora do Flipoços, Gisele Ferreira, o convite de representar o Brasil além das fronteiras é um importante reconhecimento no meio literário internacional. “O convite da Noruega para o Flipoços reflete a importância dele hoje no Brasil como um grande indutor na formação de leitores e sua relevância no meio literário, já fomos até mesmo premiados em 2018 na Categoria Produtiva do Livro. Somos cada vez mais um Festival aberto a todos, focado no crescimento pessoal e intelectual de cada cidadão, por meio da diversidade e ecletismo de assuntos. O intercâmbio de uma experiência como essa será importantíssimo para o Brasil e para a divulgação de nossos autores”, avalia.

As atividades no sábado (5 de fevereiro) começam às 10h e se encerram às 16h30. O Flipoços irá se apresentar às 14h30. Confira a programação completa e os horários de cada país:

10h – Abertura direto de Bergen na Noruega
10h20 – Festival Western Writers Austrália – Perth/Austrália
11h – Festival Cultural Exchange – Shangai/China
11h30 – Festival LitFestBergen – Bergen/Noruega
12h – Jaipur Literary Festival – Jaipur/Índia
12h30 – Emirates Airline Festival OfLitearature – Dubai/ Emirados Árabes
13h – Gaborone Book Festival – Botswana/África do Sul
13h30 – Cheltenham Literatura Festival – Cheltenham/Inglaterra
14h – Festival Columbia Institute for Ideas and Imagination – Paris/França
14h30 – Flipoços – Poços de Caldas/Brasil
15h – The Translator’s House – Budapeste/Hungria
15h30 – Toronto Internacional Festival ofAuthors – Toronto/Canadá
16h – Bay Area Book Festival – Berkeley/USA
16h30 – Encerramento diretamente de Bergen Noruega.

No site do FitFestBergen (https://www.litfestbergen.no/), a programação descreve os autores de cada país e os horários das apresentações. Vale ressaltar que a Noruega está 4 horas à frente do fuso do Brasil. Quem não puder ir pessoalmente ao Teatro da Urca, poderá assistir ao vivo pelo Canal do Facebook do Flipoços.

O Festival de Literatura do Mundo é uma realização do LitFestBergen da Noruega, organização GSC Eventos / Flipoços. Apoio Cultural CBL – Câmara Brasileira do Livro, União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Patrocínio Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais, com o apoio do Descubra Poços. Mais informações pelo (19) 98405-0051/ (35) 99132 9901 ou no site www.flipocos.com.

Flipoços no Festival de Literatura do Mundo 2022
Data: 5 de fevereiro (sábado) – das 10h às 16h30 – por ordem de chegada com o cumprimento de todas as regras sanitárias e distanciamento.
Local: Teatro Benigno Gaiga, na Urca, centro de Poços de Caldas
Transmissão on-line: Facebook@flipocos
Site oficial com a programação:
(https://www.litfestbergen.no/en/programme/2022/)