Aulas da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas têm início nesta segunda-feira

Aulas presenciais serão retomadas de forma obrigatória, com 100% da capacidade das unidades escolares

Na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro, terão início as aulas para mais de 19 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. A retomada das aulas presenciais com a ocupação de 100% da capacidade das unidades foi autorizada pela Resolução 73/2022 do Comitê Municipal Extraordinário Covid-19, atualizada pela Resolução 75/2022 publicada em Edição Extra do Diário Oficial do Município deste sábado (5), com a nova normativa de saúde e segurança para as instituições públicas e privadas de ensino da cidade.

As aulas serão retomadas nas 25 escolas regulares da Rede Municipal de Ensino e em 49 Centros de Educação Infantil, incluindo as unidades conveniadas. A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas estão sendo equipadas com o material necessário para a manutenção dos protocolos sanitários, como “face shield” e álcool em gel.

“Estamos muito felizes por iniciar o ano letivo de 2022 de forma presencial. Ficou evidente durante a pandemia a relevância fundamental do ambiente escolar no desenvolvimento cognitivo e social do aluno”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga.

“As aulas terão início normalmente no dia 7 de fevereiro, nos três períodos. A presença é obrigatória e não haverá aula on-line”, informa a secretária. O estudante impossibilitado de se submeter ao regime presencial deve apresentar documentação comprobatória, com relatório médico pormenorizado acompanhado de exames, laudos ou outros documentos.

O retorno acontece na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro, em todas escolas e Centros de Educação Infantil, com exceção do CEI Professora Orcy Bento Gonçalves, no Jardim Esperança, que passa por obras de recuperação depois das fortes chuvas de janeiro. As famílias das crianças matriculadas nesta unidade já foram contatadas pela equipe gestora. Na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, três turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental não retornam na segunda-feira por conta da finalização dos trâmites para contratação de pessoal. As famílias também já foram informadas pela direção.

PMJs
Já as oito unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) vão seguir um cronograma diferente, já que alguns locais sofreram com as chuvas do mês passado e passam por intervenções de manutenção e reforma.

Na próxima segunda-feira (7), serão retomadas as atividades do PMJ São José. Já no PMJ do Centro Social Urbano (zona leste), a previsão de retorno do funcionamento é 14/2, após a conclusão da manutenção do prédio. Na mesma data, também será retomado o atendimento no PMJ do Marco Divisório.

No PMJ João Monteiro, na região sul da cidade, que passa por reforma total, as atividades terão início no dia 16 de fevereiro. No PMJ Santa Maria, que também está em manutenção, o atendimento será retomado no dia 21/2.

Ainda não tem data definida para o retorno das atividades o PMJ Parque Pinheiros, que aguarda cessão de um espaço público em caráter provisório até a construção de nova unidade, ao lado do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), e o PMJ Vilas Unidas, que teve a reforma atrasada pelas chuvas.

Já a unidade do PMJ em parceria com o programa AABB Comunidade aguarda apenas a finalização do convênio, que já teve a primeira etapa concluída, para o reinício das atividades.

Mais informações sobre o funcionamento das unidades do PMJ podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação (Rua Prefeito Chagas, 464) ou pelos telefones 3697-2371 e 9.9245-1964.

Protocolos
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, ressalta que, infelizmente, a pandemia ainda não acabou e que, por isso, os cuidados com a higiene e segurança continuam imprescindíveis.

Cabe destacar que todos os protocolos sanitários devem ser mantidos, como a obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas, assim como a assepsia e disponibilização de álcool gel a todos os alunos e profissionais da Educação. A nova normativa de saúde e segurança para as instituições públicas e privadas de ensino da cidade, publicada neste sábado (5), está disponível aqui.

Vacinação
Quanto à cobertura vacinal, a imunização infantil contra a Covid-19 em Poços de Caldas foi iniciada em 18 de janeiro. Já foram imunizadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades. Até a última quinta-feira (3), mais de 4 mil crianças já tinham sido vacinadas no município.

Neste sábado (5), podem ser vacinadas crianças a partir dos 6 anos de idade. A expectativa do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, é que o município conclua a vacinação para este público em breve. “Com o retorno das aulas, o ambiente escolar fica protegido. É muito importante que as famílias entendam essa situação e levem a criança para receber a vacina. Não temos tido problemas e não tivemos nenhuma reação grave no município”, informa Mosconi.