Cerest lança projeto “Promoção a saúde dos trabalhadores em tempo de pandemia”

O horário de funcionamento do CEREST é a das 08h ás 18h.

Pensando na saúde do trabalhador, inserida no contexto da pandemia, a secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), está lançando o projeto “Promoção a saúde aos trabalhadores em tempo de pandemia”.

O projeto busca inovar na região de abrangência do CEREST no sul de Minas, o trabalho com a saúde do trabalhador neste tempo de pandemia, buscando promover a saúde, em três dimensões, e com isso trazer significativa contribuição para a população e para os equipamentos de saúde.

O projeto será direcionados para 03 tipos de públicos diferentes.

O psicólogo do CEREST, Cristiano de Jesus Andrade fala sobre a importância do projeto. “De um ponto de vista geral, vamos realizar o cumprimento de nosso papel como promotor de saúde ao trabalhador, bem como ofertar a esse trabalhador um lugar onde possa se sentir acolhido bio, psico e socialmente, uma vez que entendemos que não é possível ofertar ao outro um bom serviço, sem também receber esse cuidado.”

O Cerest é um serviço do SUS direcionado ao atendimento dos trabalhadores com suspeita ou portadores de doença ocupacionais e acidentados no trabalho, além de investigar a relação entre doença e o trabalho, diagnostica, trata, e realiza os encaminhamentos necessários.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi destaca o papel do CEREST na rede de atenção a saúde. “Nós queremos dar ênfase na saúde do trabalhador em Poços de Caldas, fazendo com que as particularidades do adoecimento dos trabalhadores estejam inseridas dentro da rede de saúde do município como um todo seguindo a filosofia do SUS. Vale desde a prevenção aos acidentes de trabalho, por exemplo, bem como sua avaliação e tratamento especializado, assim como, sua recuperação. Queremos oferecer ao trabalhador tudo que nosso amplo sistema de saúde tem para sua utilização.”

O projeto será dividido em 03 opções de atendimento.

01 – Suporte aos trabalhadores no momento pós COVID-19

O trabalhador acometido pela COVID-19 terá apoio em seu retorno ao trabalho (setor público ou privado).

Será ofertado suporte psicológico individual ou em grupos, onde serão reunidos trabalhadores com queixas semelhantes, para compartilhamento de angustias e sofrimentos.

02 – Suporte a saúde dos profissionais de saúde

Será direcionada aos profissionais de saúde, que atuam na atenção básica, rede de urgência ou instituições hospitalares públicas ou privadas

A intenção é realizar um momento de compartilhamento de experiências entre os profissionais da linha de frente. A ideia é “Cuidar de quem cuida”, para que assim, eles possam oferecer um trabalho ainda melhor a população.

03 – Promoção da saúde mental a trabalhadores em condição de desemprego provocado pela pandemia

Serão realizados grupos online semanalmente, com 1h30 de duração. A intenção é fortalecer as pessoas em condição de desemprego em decorrência da pandemia, para que possam se reinserir no mercado de trabalho.

Para este grupo a divulgação acontecerá por meio de redes sociais e grupos no Whats App.

Fiscalização durante a pandemia

As fiscalizações sobre as condições de trabalho durante a pandemia foram intensificadas. Nas visitas periódicas realizadas pelos ficais do CEREST, assim que constatadas irregularidades, as empresas são orientadas de forma educativa e também quando necessário, são notificados a fim de reorientar a organização, seja ela, pública ou privada.

Mais informações

Para mais informações os interessados podem se dirigir até a sede do CEREST, na Rua Araguaia, nº 259, Jardim dos Estados ou ligar nos telefones 3697-2397 ou 3697-2064.