Prefeitura inicia mutirão de limpeza na Zona Leste de Poços de Caldas

As ações serão estendidas pelas demais regiões da cidade.

A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (21), o mutirão de limpeza que reúne uma série de secretarias para esta força tarefa que passará por todas as regiões de Poços de Caldas. As secretarias de Serviços Públicos, Obras, Defesa Social, Promoção Social, o DME, e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), unem esforços para este trabalho intenso e conjunto, por diversos pontos do município.

Foram intensificados os serviços com o “Cata Treco”, o corte de vegetação rasteira e limpeza de terrenos, juntamente à poda de árvores. Está sendo promovida também a limpeza e o desentupimento de bueiros da cidade.

“Esta ação conjunta é muito importante e será desenvolvida constantemente com objetivo de manter a cidade limpa. Nossas equipes foram mobilizadas, com todo o maquinário necessário para o desenvolvimento dos trabalhos. É um momento também de pedir a conscientização à população, para que não façam o descarte indevido de materiais de forma geral, em áreas verdes”, comenta o secretário de Serviços Públicos, Antônio Donizetti.

O secretário municipal de Obras, José Benedito Damião ressalta que também há um cuidado específico para a malha viária. “Com o mutirão estamos realizando também o tapa buracos de algumas ruas como medida provisória, considerando que nosso planejamento visa a implantação de novo asfalto nas principais ruas, e para aquelas que estiverem com maior necessidade, ainda este ano.”

Além da limpeza dos bueiros e desentupimento, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), está promovendo também o alteamento dos tampos dos postos de visitas de esgoto, tudo com objetivo em prevenir qualquer possibilidade de represamento nos momentos das fortes chuvas sazonais. O DME, realizará também a instalação da iluminação totalmente em LED nesses locais que estão recebendo o mutirão. Além desses postos, o projeto é que toda a cidade fique 100% com iluminação de LED.

A equipe de Abordagem Social da secretaria de Promoção Social acompanha a operação, quando da necessidade da ação em terrenos onde pessoas estejam alocadas. A Defesa Social, por meio do Departamento Municipal de Trânsito oferece apoio na necessidade de alguma interrupção parcial do trânsito, e logo após a conclusão das ações previstas, realizará a pintura da sinalização horizontal de vias, como uma forma de priorizar a segurança de condutores e pedestres.

Neste início de semana, já receberam, intervenções bairros da Zona Leste de Poços, como Chácara Poços de Caldas, Itamaraty V e III e segue ainda durante esta semana na região com abrangência também ao bairro Parque Pinheiros.