Totem homenageia personalidades femininas dentro do mês da mulher em Poços

Com objetivo em prestar uma homenagem simbólica à todas as mulheres de Poços de Caldas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado nesta terça-feira (08), o Totem localizado na praça das Thermas Antônio Carlos, está com imagens especiais no mês da mulher. Entre os quadros que são apresentados no dispositivo, há a nova exposição intitulada “Personalidades de Poços 150 anos”.

Fotos de Nilza Botelho Megale, Maria Cláudia Prezia Machado e Nini Mourão estão disponíveis e iniciam essa série de homenagens que serão prestadas a personalidades marcantes e inclusive a outras mulheres, que  também fazem parte da história da cidade.

“O Totem prestará nesta exposição: ‘Personalidades de Poços 150 anos’, homenagens à pessoas marcantes na história local, e para inaugurarmos, as mulheres em destaque, em alusão a este que é o mês da mulher. Elas são personalidades históricas do município e deixaram seus nomes marcados na cidade por diversos áreas.”

Vale ressaltar que o Totem, segue com a contagem regressiva para os 150 anos de Poços de Caldas, faltando 241 dias para 06 de novembro, aniversário da cidade. Também de forma interativa, há detalhes sobre horário, previsão do tempo e juntamente, pautas orientativas neste momento de Pandemia de Covid-19.

AS HOMENAGEADAS

Nini Mourão

Nascida em 13 de outubro de 1907, em Serra Azul/SP, dona Nini Mourão era filha do Dr. Mário Mourão e de Placidina Mourão. A família mudou-se para Poços de Caldas em 1909, onde o pai passou a exercer o seu ofício. Fez o curso primário com a professora María Ovídia Junqueira. Depois, foi para o Colégio Sion, em Petrópolis-RJ, completando o bacharelado na Sorbonne, na França. Preparava-se para ingressar na Escola Nacional de Medicina, seguindo os passos do pai. Entretanto, o seu casamento com o médico Clodoveu Davis fez com que ela abandonasse seu projeto de estudos.

Em Poços, foi professora de língua portuguesa e francesa no Instituto Educacional São João da Escócia, porém desejava trabalhar com ações sociais. Auxiliou sempre seu pai nas festas em benefício da Santa Casa. Em 1932, compunha a primeira diretoria da Gota de Leite “Sinhá Junqueira Lemos”, entidade fundada pelo escritor Jurandir Ferreira. Participou também da criação de várias creches e escolas na cidade, dentre elas a Tarso de Coimbra, para deficientes auditivos e a Helen Keller, para deficientes visuais.

Foi uma das fundadoras do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, inaugurado durantes as festas comemorativas do centenário da cidade. Usando seu prestígio social, conseguiu as primeiras doações para constituir o seu acervo inicial. Participou ativamente na construção da “Casa do Caboclo”, espaço dedicado à cultura típica e tradicional do povo mineiro, buscando operários que soubessem erguer uma casa de “pau-a-pique”.

Em sua memória e por sua dedicação, a Sala de Exposições Temporárias do Museu Histórico e Geográfico leva o nome de “Nini Mourão”. Dona Nini faleceu em 25 de setembro de 2000, aos 92 anos.

Nilza Botelho Megale

Nilza Botelho Megale nasceu em São Paulo, no dia 21 de novembro de 1920, mas foi criada no Rio de Janeiro, onde se formou em Museologia. Trabalhou no Museu do Rio de Janeiro e no Museu Imperial de Petrópolis. Em 1946, conheceu o então estudante de medicina Antônio Megale, italiano de Rivello. Dois anos depois, casou-se com o recém-formado médico e se mudou para Poços de Caldas. O casal teve quatro filhos: Maria Tereza, Adauto, Grazieta e Antônio Carlos.

Lecionou por 35 anos no Conservatório Musical de Poços de Caldas. Aos 49 anos, com o apoio do Monsenhor Trajano Barroco, matriculou-se na Autarquia Municipal de Ensino. Formou-se em Filosofia e lecionou História da Música, Estética, Folclore, História da Arte e Museologia. Em 2000, foi citada por Roberto Carlos, na revista Época, quando o cantor disse que a música “Todas as Nossas Senhoras” foi inspirada no seu livro. No mesmo ano, recebeu o Título de Personalidade do século, por votação popular.

Nilza Botelho Megale fez parte do conselho curador do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e foi homenageada em 2008, dando seu nome para a biblioteca do museu. Escreveu os seguintes livros: Invocações da Virgem Maria no Brasil, Memórias Históricas de Poços de Caldas, Folclore Brasileiro, Nossa Senhora, Os santos do povo brasileiro, O Livro de Ouro dos Santos e Maria na Religiosidade Popular. Em 2011, a Editora Vozes publicou sua última obra, Nossa Senhora do Século XX. Nilza faleceu em 19 de julho de 2010.

Maria Cláudia Prézia

Formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Gestão de Educação, com mestrado em Desenvolvimento Sustentável, Maria Cláudia Prezia Machado atuou como educadora na Prefeitura desde 1984, onde exerceu as funções de professora, coordenadora pedagógica, vice e diretora do Colégio Municipal, eleita por dois mandatos. Também foi coordenadora da Divisão Pedagógica da SME.

De 2013 a 2016, foi secretária municipal de Educação e presidente da Autarquia Municipal de Ensino, além de vice-presidente regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A educadora faleceu em 06 de julho de 2017.