CEREST realiza roda de conversa sobre cuidados em saúde mental de profissionais de saúde na pandemia da Covid-19

Buscando refletir e dialogar sobre o cuidado com quem cuida, representantes das instituições de saúde públicas e privadas de Poços de Caldas participaram da roda de conversa sobre “Cuidados com a saúde mental dos profissionais de saúde na Pandemia da Covid-19” promovida pelo
Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Cristiano Andrade é o psicólogo do Cerest e coordenador do projeto.

A roda de conversa foi mediada pelo Psicólogo do CEREST e coordenador do projeto “Promoção da Saúde mental para trabalhadores em tempo de pandemia”, Cristiano Andrade que explicou o objetivo deste momento.“Inicialmente foram escutadas as vivências que os gestores experimentam e experimentaram no interior das instituições junto a equipe frente a atuação no cuidado a comunidade neste tempo pandêmico. A ideia é compreender a dinâmica de cada instituição, para que possamos intervir promovendo cuidado a quem cuida.”

A iniciativa é importante para auxiliar o trabalho dos gestores com a equipe e também rever as angustias de cada um. Após as discussões, o projeto percorrerá todas as instituições participantes, a fim de escutar as equipes de saúde e levar aos profissionais a informação de que o CEREST é um lugar que podem procurar, seja em psicoterapia individual ou em grupo.

Aquelas instituições que não puderam comparecer, será feito um novo convite, para que uma nova reflexão aconteça. Na primeira semana de março, o programa atendeu o Hospital Municipal Margarita Morales. A última instituição a ser visitada, foi o Hospital Santa Lúcia.

O CEREST em parceria com o curso de Psicologia da faculdade Pitágoras, colocará um estagiário de saúde mental do trabalhador para atender em cada instituição de saúde pública. “Estes estagiários, estarão o tempo todo sob supervisão. São alunos que possuem total condição de escuta clínica em saúde. Além do que, há um ano e meio realizam atendimentos supervisionados. Neste tempo, foram preparados para realizarem este apoio”, concluiu Cristiano.