Tambores dos Congos e batidas dos Caiapós de Poços de Caldas ecoam numa das maiores feiras de turismo da América Latina

“A mineiridade abraçou hoje a feira WTM Latino-americana”. Assim o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, resumiu a participação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas na primeira noite da feira de turismo WTM, que segue até esta quinta-feira (7), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Os tambores dos Congos e as batidas ritmadas dos Caiapós do Sul das Gerais ecoaram no pavilhão de eventos, que recebe representantes de pelo menos 33 países diferentes, visando projetar a América Latina para a indústria mundial de viagens e turismo. “Para abençoar e abrir nosso stand, levamos a centenária Festa de São Benedito de Poços de Caldas, patrimônio imaterial do município. Ternos de Congos e Caiapós têm papel central na Cultura Popular de Poços, sendo responsáveis pela programação cultural da festa”, ressaltou o secretário Leônidas Oliveira.

A comitiva de Poços de Caldas foi formada por 20 representantes dos Ternos de Congos e Caiapós do município, entre eles a Mestra de Cultura Popular e Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Jerônimo, Dona Orlanda da Conceição Silva, de 94 anos. Já do Terno Nossa Senhora do Rosário, Eduarda Carimba, de 18 anos, pôde se apresentar ao lado de seu bisavô, Benedito Luiz da Costa, o popular Seu Ditinho. Do Terno de São Benedito, Lúcia Vera de Lima, também Mestra de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, se somou ao grupo de Poços de Caldas no evento.

“Nós, da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, agradecemos a secretária adjunta de Cultura, Milena Pedrosa, e o secretário Leônidas Oliveira pelo convite para participar da feira WTM em São Paulo. É um trabalho duro da associação de estar sempre mostrando a nossa tradição e a nossa devoção ao Santo Preto, São Benedito. Para nós, foi importante poder mostrar para o mundo inteiro o que a gente gosta de fazer. Foi uma experiência muito rica e que mostra que a gente leva muito a sério o que faz. Foi um imenso prazer e tenho certeza de que isso vai ficar registrado e guardado para sempre. A participação dos nossos caiapós, das nossas congadas, dos nossos mestres e da nossa mestra Dona Orlanda foi muito importante e ver o sorriso de cada um foi inesquecível”, afirma a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino.

Mestra de Cultura Popular e Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Jerônimo, Dona Orlanda da Conceição Silva, de 94 anos, participou do evento

Ano da Mineiridade
A apresentação em São Paulo conta com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e está em consonância com o Ano da Mineiridade, lançado recentemente pelo Governo de Minas, com o objetivo de valorizar as características únicas do nosso estado. “A viagem foi muito gratificante, nos sentimos muito honrados em poder participar e ajudar a viabilizar a apresentação demonstração dos representantes dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, mostrando toda a nossa mineiridade, que é o que nos distingue dos demais destinos, neste grande evento de turismo. Agradecemos à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em nome do secretário Leônidas Oliveira e da secretária adjunta Milena Pedrosa”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Ele conta que o atendente norte-americano responsável pelo credenciamento da delegação de Poços de Caldas estava com dificuldade para verificar os nomes, mas, em contato com o staff da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, liberou imediatamente a entrada quando ouviu que se tratava do Congado, termo que repetiu com bastante sotaque e admiração. “É a força do congado mineiro e poços-caldense fazendo a diferença”, celebra Gustavo Dutra.

No estande do Estado de Minas Gerais, a comitiva de Poços de Caldas contou com o apoio Michele Andrade e Antônio Francisco (Kiko). Os servidores Silvana Alves de Alcântara e Leandro Campos Gonçalves, da Secult, e Sharlene Carvalho, da Secretaria Municipal de Turismo também estiveram no evento, além do secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca. “Quanto orgulho da nossa mineiridade. Quanto orgulho das nossas tradições. Hoje foi um dia para entrar na história da WTM. Poços de Caldas representou muito bem nosso Estado de Minas com seu congado”, comemora o secretário.

Terno de São Benedito

Eduardo Aparecido Ramos
Jaderson Wallace Miguel da Silva
John Hebert Ramos