Totem dos 150 anos de Poços recebe exposição “Retratar-te: por trás da cena”

(Foto: Graziela Ferreira)

O projeto “Retratar-te: por trás da cena” tem o objetivo de homenagear os artistas que compõem a cena artístico cultural de Poços de Caldas, não apenas no Julho Fest, mas ao longo de todo ano. O material ficará disponível durante todo o festival, que segue até 24 de julho, no totem em homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas, localizado na parte de trás das Thermas Antônio Carlos, na região central da cidade.

Em uma cidade tão rica no setor artístico e cultural, a tarefa de selecionar os homenageados sem dúvida não foi fácil. Por isso, os idealizadores do projeto, Maria Blasi e João Paulo Ferreira, elaboraram um formulário on-line, divulgado nas redes sociais, no qual a classe artística e toda população tiveram a oportunidade de indicar artistas e profissionais que admiravam em cada segmento cultural.

Ao todo, foram escolhidos os seguintes segmentos culturais: artes plásticas, dança, artesanato, artes visuais, audiovisual, circo, cultura digital, cultura popular, literatura, música, teatro e artes integradas, além de dois outros segmentos direcionados não apenas à classe artística, mas também à produção e atuação de outros profissionais no setor cultural: “cena artístico cultural” e “bastidores e +”, que incluiu profissionais técnicos, mídia local e gestores.

Ao todo, o formulário contou com mais de 100 participações e, entre os indicados, cerca de 60 profissionais estão sendo homenageados, cada qual representando seu segmento e atuação. Ao lado dos idealizadores, a equipe composta pelas fotógrafas Giulianne Martins, Grazi Ferreira e pelo produtor de vídeo Mikael Silva, construiu uma exposição fotográfica que retrata os profissionais homenageados, revelando brevemente alguns aspectos de sua trajetória.

(Foto: Graziela Ferreira)

“É, sem dúvida, um momento de celebrar a cultura, o retorno do Julho Fest e o fortalecimento e a sobrevivência do setor artístico. A exposição traz este sentimento, esta integração entre as gerações, setores culturais e artistas. São tempos difíceis para a arte e cultura, mas são nesses tempos que precisamos cada vez mais olhar para ela”, afirma Maria Blasi.

O material ficará disponível ao longo de todo o festival, que teve início no dia 8 e segue até 24 de julho, no totem em homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas, localizado na parte de trás das Thermas Antônio Carlos, na região central da cidade.