110 anos de Carolina Maria de Jesus: Bibliotecas Públicas têm obras da escritora disponíveis no acervo

Carolina Maria de Jesus nasceu há 110 anos, num dia 14 de março. Para marcar a data, foi lançado pelo Instituto Moreira Salles (IMS) um site especial com material sobre a vida e obra da mãe, mulher, preta, favelada, a escritora mineira que mostrou ao mundo o cotidiano da favela do Canindé, em São Paulo. Poços de Caldas também celebra o nascimento de Carolina Maria de Jesus, indicando as obras da autora disponíveis para empréstimo no Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Sua obra mais famosa Quarto de Despejo, publicada há 63 anos, acompanha a história de Carolina como mãe solo, dividindo o barraco com seus três filhos e buscando sustento na catação de papelão. A autora relata os fatos ocorridos na favela do Canindé, em São Paulo, entre os anos de 1955 e 1959, com reflexões sobre os acontecimentos que mostram a realidade social do Brasil de meados do século XX.

Acessível, autêntico e real, características que fazem dos livros de Carolina Maria de Jesus uma leitura impactante e relevante, capaz de despertar a reflexão e o debate sobre as desigualdades sociais, raciais e econômicas presentes na sociedade brasileira.

Também está disponível no Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços a obra Casa de Alvenaria, dividido em dois volumes, é uma continuação do poderoso relato autobiográfico de Maria Carolina de Jesus. Nessa sequência, a autora continua a compartilhar suas experiências e reflexões profundas sobre a vida na periferia de São Paulo.

No primeiro volume, ela expande seu olhar sobre a vida na favela, explorando não apenas as dificuldades materiais enfrentadas por sua comunidade, mas também as relações sociais difíceis que atravessam o dia a dia deste povo. Ela oferece uma visão ainda mais detalhada da pobreza, da violência e das injustiças que cercam sua realidade, ao mesmo tempo em que destaca a resiliência e a solidariedade que também encontrou neste ambiente.

Site
Quer conhecer mais sobre a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus? Acesse o site https://carolinamariadejesus.ims.com.br/, lançado nesta quinta-feira, 14 de março. Há cartas enviadas e recebidas pela escritora, fotografias e reportagens. Uma linha do tempo apresenta a trajetória de Carolina, começando pela sua ancestralidade, com o nascimento do avô da escritora, Benedicto José da Silva, em 1862, 26 anos antes da abolição da escravatura. É possível ver em vídeo a autora no sítio em Parelheiros, no extremo-sul da capital paulista, comprado com o dinheiro conseguido pelo trabalho como escritora.

Obras
Quarto de Despejo e Casa de Alvenaria estão disponíveis para empréstimo nas bibliotecas municipais Centenário (Urca) e Júlio Bonazzi (Monjolinho). O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas também já homenageou a escritora dentro das ações da Campanha Leia Mulheres Negras.

Confira os endereços e horários de funcionamento das bibliotecas onde é possível encontrar a obra de Carolina Maria de Jesus:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30