43º Concurso de Textos em Prosa e Poesia premia vencedores

Incentivar a criatividade e o gosto pela produção literária, além de promover novos talentos. Este é o objetivo do Concurso de Textos em Prosa e Poesia, que finalizou a sua 43ª edição na noite da última terça-feira (5), com a solenidade de premiação dos vencedores, realizada no Espaço Cultural da Urca.

Nesta edição, foram ao todo 434 produções literárias inscritas, sendo 304 na Modalidade Poesia e 130 na Modalidade Prosa, em seis categorias. O Concurso de Textos em Prosa e Poesia “Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira” é voltado para estudantes das turmas de Ensino Fundamental e Médio (Ensino Regular e EJA), matriculados nas unidades públicas e particulares de Poços de Caldas.

Primeiro colocado na Categoria 1 da Modalidade Poesia, com o texto “Coisas boas da vida da gente”, o pequeno poeta Samuel Felipe Freitas Silva, de 8 anos, aluno do 2º Ano da Escola Municipal Irmão José Gregório, diz que ficou muito feliz em ser estudioso porque, com isso, recebeu como premiação um celular moderno. “Quero estudar cada vez mais”.

Para a orgulhosa professora de Samuel, Valdeci Negrini Chagas, a participação em concursos como este não apenas desafia e motiva os alunos, mas também proporciona a oportunidade de celebrar as suas conquistas. “Como professora há 38 anos, a alfabetização nos inspira, pois os alunos saem lendo e escrevendo e prontos para ter cada vez mais conhecimento e habilidades linguísticas. É nosso papel proporcionar leitura, escrita e alfabetização, contribuindo para o amadurecimento intelectual e emocional das crianças, preparando o caminho para um futuro brilhante e, com isso, ver nossa missão cumprida”, conta Valdeci.

O concurso objetiva também valorizar a arte poética e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra. O tema para a produção dos textos foi livre. Os três primeiros classificados de cada categoria e modalidade receberam troféus, além de prêmios em parceria com a Receita Federal.

“Ficamos imensamente felizes pela grande participação das unidades escolares, com o protocolo de mais de 430 textos em prosa e poesia, o que demonstra o talento dos nossos estudantes. Agradecemos à Comissão Julgadora pela excelência do trabalho e à Receita Federal pela doação dos prêmios entregues aos vencedores. Sem dúvida, foi um grande estímulo para todos”, ressalta a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Letícia Borges.

A iniciativa contempla as seguintes categorias: Estudantes das turmas de 1º ao 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Estudantes das turmas de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e estudantes das turmas de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental; Estudantes das turmas de 7º a 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental; Estudantes das turmas de Ensino Médio; e Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Concurso é realizado em três etapas: protocolo dos trabalhos; seleção interna dos trabalhos; apresentação dos trabalhos selecionados e premiação dos finalistas. A primeira etapa é a inscrição dos trabalhos. Já na segunda etapa, uma equipe de cinco membros da Comissão Julgadora selecionou três textos de cada categoria e modalidade. Na terceira etapa, as prosas e poesias classificadas foram apresentadas em forma de interpretação e/ou leitura, pelo próprio autor ou por intérprete por ele indicado.

A Comissão Julgadora, composta pelas supervisoras pedagógicas Rosa Maria Martins Alves, Débora Rita da Silva, Graziela de Gouvêa Gonçalves Miguel e pelos inspetores escolares Lucas Ferreira Marques e Vilna Angra Vieira da Silva, avaliou o teor literário, a adequação do gênero textual, a originalidade e a criatividade, classificando as três melhores de cada categoria e modalidade.

A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, rememorou o contexto de criação do Concurso de Textos em Prosa e Poesia, idealizado pelo professor Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, que hoje dá nome à premiação. “Quero aqui parabenizar e destacar a iniciativa do professor Gaspar Eduardo, de fundamental relevância para o fomento à leitura e à literatura no município, especialmente entre os nossos alunos. Parabenizo também a todos os vencedores, seus familiares e professores”, destacou a secretária.

CLASSIFICAÇÃO

MODALIDADE POESIA

CATEGORIA: 1
1º LUGAR SAMUEL FELIPE FREITAS SILVA – COISAS BOAS DA VIDA DA GENTE – E. M. IRMÃO JOSÉ GREGÓRIO