Reinauguração da UBS Regional Sul marca um novo capítulo na saúde de Poços de Caldas

A comunidade da Zona Sul de Poços de Caldas celebrou hoje a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Regional Sul, após uma completa revitalização que promete elevar os padrões de atendimento e cuidado com a saúde dos moradores locais.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença ilustre do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, do secretário de Saúde Thiago Mariano, da coordenadora da UBS Camila Paula Rodrigues, e dos vereadores Kleber Silva, Dra. Regina Cioffi e Claudinei Marques, entre outras autoridades e membros da comunidade.

O prefeito Sérgio Azevedo expressou sua satisfação com as melhorias realizadas na UBS Regional Sul, destacando o compromisso da administração municipal com a qualidade dos serviços de saúde na região. “Mais um presente que a Zona Sul ganha, além de vários trabalhos feitos na região durante esses oito anos. Melhoras não só na parte física mas também no atendimento, já que a unidade vai passar de três para quatro equipes, o que vai proporcionar uma assistência muito melhor. Fico feliz de estarmos chegando ao fim do nosso mandato cumprindo nossa meta. É uma nova Poços de Caldas. Parabéns a todos!”.

Por sua vez, o secretário Thiago Mariano enfatizou o empenho dos servidores da UBS e a importância da unidade revitalizada para a comunidade, descrevendo-a como uma das melhores do país. “Gostaria de agradecer todos os representantes presentes e principalmente os servidores da UBS Regional Sul, pela mudança de rotina, divisão de equipes, tudo em prol de algo melhor, em prol de uma unidade totalmente revitalizada com conforto, com cuidado, com carinho e talvez uma das melhores UBS do país.”

Já a coordenadora Camila Paula Rodrigues ressaltou a capacidade da UBS em atender às demandas da população local de forma cada vez mais eficiente e humanizada. “Aqui comportamos quatro estratégias da saúde da família: Cohab I, II, São Sebastião e Vila Matilde. Cada equipe atende cerca de 4.000 pessoas, que são extremamente dependentes do SUS. Então uma unidade revitalizada vai ter condições e qualidade de atender a nossa população cada vez melhor. Muitas mudanças que vão trazer um atendimento humanizado, um acolhimento para toda regional sul”.

A vereadora Dra. Regina Cioffi, representando a Câmara Municipal, elogiou o trabalho conjunto da prefeitura. “Hoje a prefeitura tem uma equipe de secretários, de servidores comprometida com a saúde. Temos que fazer um trabalho diferenciado, atender as pessoas com dignidade, e o município está proporcionando isso. Se não tiver um trabalho conjunto, se não tiver posicionamentos em prol de construir algo diferente para a população, não conseguimos nada. Parabéns a todos e que prossigam entregando equipamentos como esse para o município.”

A revitalização abrangeu uma ampla gama de melhorias, desde a infraestrutura física até o aumento do quadro de profissionais de saúde. Destacam-se os seguintes aspectos:

Revitalização Completa: Toda a parte elétrica e hidráulica foi concluída, garantindo um ambiente seguro e funcional para pacientes e equipe médica. A pintura externa e o fechamento em alvenaria foram refeitos, proporcionando uma estética renovada e moderna.

Ampliação de Espaços e Serviços: A redivisão dos espaços permitiu a inclusão de três novos consultórios e uma sala exclusiva para medicação, além de melhorias significativas nas salas de odontologia. Com isso, a capacidade de atendimento foi aumentada, beneficiando diretamente a comunidade local.

Expansão da Equipe: A equipe de profissionais de saúde foi expandida, passando de três para quatro equipes de Saúde da Família. Essa medida visa aprimorar a assistência médica e proporcionar um atendimento mais eficaz e abrangente para os cerca de 16 mil moradores da região.

Além das melhorias estruturais e do reforço na equipe, a revitalização da UBS Regional Sul contou com uma contribuição significativa da comunidade acadêmica. A PUC Minas, em um gesto de compromisso social, doou móveis novos à unidade, incluindo cadeiras, macas, poltronas e mobiliário, representando um investimento de mais de 220 mil reais.

Com a conclusão da revitalização da UBS Regional Sul, a cidade de Poços de Caldas reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar de todos os seus cidadãos.

Confira fotos da unidade: