2º Concurso de Desenho e Poesia dos Bombeiros premia vencedores

Concurso de Desenho e Poesia da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a premiação aos primeiros colocados nas categorias desenho e poesia. Nesta edição, foram inscritos 294 desenhos e 86 poesias. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira(04) no Espaço Cultural da Urca.

Participaram da entrega dos prêmios o vice-prefeito Júlio César de Freitas, o comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros Militar, Edirlei Viana da Silva, o coronel Ernande Brandão David, ex-comandante do 6º COB, o coronel veterano Giuvaine Barbosa de Moraes, o tenente coronel veterano José Benedito, os comandantes da 1ª Companhia Independente, major João Paulo Pessoa Veloso de Almeida e Paulo Henrique de Souza, o chefe da Administração Fazendária, Vitor de Castro Braga, o chefe da Receita Federal, Daniel Souza Vieira, o inspetor chefe da Delegacia da PRF, Ernane Peres Vaz, os secretários municipais Franco Martins (Desenvolvimento), Waldir Basso (Ambiente) e Maria Helena Braga (Educação), José Carlos Vieira, presidente do DME e Waldir Basso, secretário de Governo da Prefeitura de Andradas.

A iniciativa é voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é divulgar os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, promovendo a cultura de prevenção de incêndios e acidentes junto ao público infantojuvenil. O tema deve envolver qualquer atividade do Corpo de Bombeiros nas áreas de busca, salvamento, resgate, prevenção de acidentes, por meio de recursos humanos e logísticos como aeronaves, viaturas, embarcações, cães, drones, etc.

O 2ºTenente BM Tiago de Oliveira Campos, membro da comissão de seleção dos trabalhos, destaca a iniciativa como importante meio de divulgação dos trabalhos realizados pelos bombeiros.

“O concurso é muito importante porque é uma forma de passarmos nossas orientações de prevenção a acidentes e outras, de forma lúdica. Então as crianças passam a conhecer nosso trabalho, se sentem valorizadas e buscam participar deste tipo de concurso, que agrega conhecimento e valor aos participantes. Estamos na segunda edição e pretendemos manter a iniciativa, que vem trazendo ótimos resultados”.

O concurso é realizado em duas modalidades, com duas categorias cada. Na modalidade desenho, podem participar os alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental (Categoria 1) e turmas de 4º e 5º ano do EF (Categoria 2). Já a modalidade Poesia é voltada para alunos de 6º e 7º Ano (Categoria 1) e 8º e 9º Ano (Categoria 2).

A coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Letícia Borges, da Secretaria Municipal de Educação, ressalta o sucesso da parceria com os bombeiros. “Todos os projetos desenvolvidos em parceria com os bombeiros têm uma aceitação muito grande na comunidade escolar. Além do concurso, temos ainda o ‘Bombeiros nas Escolas’, que foi retomado após a pandemia. Neste projeto, os bombeiros vão até as unidades escolares e fazem um trabalho de prevenção com as crianças, mostram a sua rotina, na prática, e orientam quanto à prevenção de acidentes domésticos e outros. Através destas ações as crianças ficam mais próximas dos bombeiros e é sempre uma parceria de grande sucesso, com um retorno positivo dos professores e dos alunos”.