2º Encontro de Sanfonas acontece nesta sexta-feira na Praça dos Macacos

Encontro de Sanfonas teve início em 2012

Mais de 20 sanfoneiros devem participar do 2º Encontro de Sanfonas de Poços de Caldas, que acontece nesta sexta-feira (29), na Praça dos Macacos, a partir das 19h. O evento, idealizado pela Seção de Bibliotecas Públicas do município, junto com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, tem o objetivo de resgatar a história desse popular instrumento e estimular o surgimento de novos talentos da cidade.
O evento conta este ano com o apoio do sanfoneiro local Gervásio José Muniz (Gegabinha). As inscrições podem ser feitas gratuitamente no local, até pouco antes do início do encontro. Sanfoneiros de Poços de Caldas, da região e também de outros estados já confirmaram presença no evento. Cada artista apresentará dois números musicais e todos serão homenageados com troféus pela participação.
A chefe da Seção de Bibliotecas Públicas, Ângela Nogueira, afirma que o evento despertou o interesse dos músicos tanto que, nesta segunda edição, a quantidade de participantes já dobrou. Este ano, o encontro integra a programação do Natal de Poços de Caldas e a expectativa, segundo ela, é em 2014 promover um encontro ainda maior, agregando atividades relacionadas à história popular e cultural da sanfona no Brasil.
O Encontro de Sanfonas nasceu em 2012, para homenagear o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que imortalizou o instrumento. No ano passado, o evento foi realizado na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9802-3433 (Ângela) e 9198-3234 (Gervásio).
Praça dos Macacos
Na programação do Natal de Poços de Caldas de quarta-feira teve apresentação, também na Praça dos Macacos, da Banda Marcial do Colégio Molinari, que tocou diversos números e fez evoluções. No palco Palace se apresentou, à noite, a Banda Silêncio Metafísico.