3° ENCONTRO DE TURISMO RURAL TEM ABERTURA OFICIAL NESTA QUINTA COM PALESTRA: ‘O PODER DO QUEIJO’

Poços de Caldas recebe a terceira edição do Encontro de Turismo Rural, um evento que promete destacar e celebrar a riqueza única da região. De 1º a 3 de setembro, o Parque José Affonso Junqueira será transformado no palco principal deste emocionante encontro, que reunirá tanto moradores locais quanto visitantes em um ambiente festivo e acolhedor.

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Turismo, em conjunto com o Circuito Turístico Caminhos Gerais, está liderando a organização do evento, contando também com o apoio da Frente da Gastronomia Mineira, bem como das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O palestrante Osvaldo Martins de Barros Filho, o “Oswaldinho”, entusiasta do famoso queijo de Alagoa

A programação conta com uma palestra de abertura nesta quinta-feira, dia 31, que promete ser inspiradora. Com o tema “O Poder do Queijo no Turismo”, a palestra será ministrada por Osvaldo Filho, conhecido como Osvaldinho, o tropeiro digital e fundador da renomada Queijo D’Alagoa-MG. A convite da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Circuito Turístico Caminhos Gerais, Osvaldinho traz sua experiência e paixão pelo famoso queijo imperial de Alagoa, MG, que tem conquistado reconhecimento nacional e internacional. Desde 2010, ele tem sido um fervoroso defensor da certificação do queijo artesanal, valorizando os produtores, agregando qualidade ao queijo e, assim, contribuindo para a preservação da cultura, história e tradição da região, ao mesmo tempo que impulsiona o turismo e estimula a economia local.

A palestra de abertura acontece no auditório do Sesc, localizado na rua Paraná, número 229, às 19h30, e é um evento de entrada gratuita, proporcionando uma oportunidade para todos os interessados ​​explorarem os encantos do queijo e sua relação intrínseca com o turismo.

Durante todo o encontro, os visitantes poderão desfrutar de uma exposição diversificada, que contará com a participação de 28 expositores de diversos municípios, abrangendo desde cervejarias até propriedades rurais, produtos orgânicos e café de alta qualidade. A exposição terá início na sexta-feira, das 14h às 22h, e continuará no sábado e domingo, das 12h às 22h, proporcionando amplas oportunidades para todos explorarem os sabores, a cultura e as atrações do evento.

Segundo o secretário de Turismo, Israel Pereira, o Encontro de Turismo Rural de Poços de Caldas promete não apenas celebrar as delícias e riquezas locais, mas também incentiva a conexão entre moradores e visitantes, fortalecendo os laços comunitários e enriquecendo a experiência turística na região. “Com uma programação diversificada, o evento destaca a importância do turismo rural e da promoção das tradições locais, ao mesmo tempo, em que oferece uma atmosfera de celebração e aprendizagem a todos os participantes.”

Programação cultural

Dia 1º – Sexta