43º Concurso de Textos em Prosa e Poesia inscreve até 7 de novembro

Concurso de Textos em Prosa e Poesia está na sua 43a edição

Estão abertas até 7 de novembro as inscrições para o 43º Concurso de Textos em Prosa e Poesia “Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira”, voltado para estudantes das turmas de Ensino Fundamental e Médio (Ensino Regular e EJA), matriculados nas unidades públicas e particulares de Poços de Caldas. Neste ano, os profissionais das unidades de ensino do município também poderão participar da iniciativa, que é uma realização da Secretaria Municipal de Educação.

O concurso objetiva, principalmente, incentivar a criatividade e o gosto pela produção literária, além de promover novos talentos, valorizar a arte poética e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra. O tema para a produção dos textos é livre.

O Concurso contempla as seguintes categorias:
I: Estudantes das turmas de 1º ao 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
II: Estudantes das turmas de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e
estudantes das turmas de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
III: Estudantes das turmas de 7º a 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
IV: Estudantes das turmas de Ensino Médio;
V: Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
VI: Profissionais que trabalham nas Unidades Escolares de Poços de Caldas.

Solenidade de premiação será realizada no Espaço Cultural da Urca

Inscrições
São duas modalidades de inscrição: I – Prosa e II – Poesia. As inscrições dos trabalhos serão realizadas gratuitamente até 7 de novembro de 2023. Os textos deverão ser protocolados na Secretaria Municipal de Educação (Rua Prefeito Chagas, 464 – Centro, aos cuidados da Divisão de Projetos de Educação Complementar), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Cada participante poderá concorrer em apenas uma categoria e uma modalidade.

No ato da inscrição os participantes deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida e o texto apenas com o título e o pseudônimo. Os textos deverão ser protocolados em papel A4, fonte Arial ou Times New Roman 12, ou escritos manualmente, sob pseudônimo, junto à ficha de inscrição, com indicação de idade, ano escolar, modalidade e categoria – em um único envelope lacrado.

Os textos em Prosa e Poesia deverão ser inéditos. Os trabalhos concorrentes devem ser absolutamente originais. A semelhança com textos já existentes é motivo para a imediata desclassificação do candidato. As poesias deverão conter no mínimo uma estrofe e no máximo três páginas digitadas ou escritas manualmente e, as prosas, no máximo três páginas digitadas ou escritas manualmente.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-2363, whatsApp 98871-0939 ou e-mails divisaodeprojetos.sme@edu.pocosdecaldas.mg.gov.br e divisaodeprojetos.sme@gmail.com.