43º Concurso de Textos em Prosa e Poesia premia vencedores nesta terça

Solenidade de premiação será realizada na Urca

Nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 19h, no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca, será realizada a solenidade de premiação do 43º Concurso de Textos em Prosa e Poesia “Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira”. Os textos selecionados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Educação na última sexta-feira (1º).

O Concurso de Textos em Prosa e Poesia “Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira” é voltado para estudantes das turmas de Ensino Fundamental e Médio (Ensino Regular e EJA), matriculados nas unidades públicas e particulares de Poços de Caldas. Neste ano, os profissionais das unidades de ensino do município também puderam participar da iniciativa, que é uma realização da Secretaria Municipal de Educação.

O concurso objetiva, principalmente, incentivar a criatividade e o gosto pela produção literária, além de promover novos talentos, valorizar a arte poética e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra. O tema para a produção dos textos é livre.

O Concurso contempla as seguintes categorias: Estudantes das turmas de 1º ao 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Estudantes das turmas de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e estudantes das turmas de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental; Estudantes das turmas de 7º a 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental; Estudantes das turmas de Ensino Médio; Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos); e Profissionais que trabalham nas Unidades Escolares de Poços de Caldas.

O Concurso é realizado em três etapas: protocolo dos trabalhos; seleção interna dos trabalhos; apresentação dos trabalhos selecionados e premiação dos finalistas. A primeira etapa é a inscrição dos trabalhos. Já na segunda etapa, uma equipe de cinco membros da Comissão Julgadora selecionou três textos de cada categoria e modalidade. Na terceira etapa, as prosas e poesias classificadas deverão ser apresentadas em forma de interpretação e/ou leitura, pelo próprio autor ou por intérprete por ele indicado, no dia 5 de dezembro de 2023, às 19h, no Espaço Cultural da Urca. Serão conferidos troféus aos três primeiros classificados de cada categoria e modalidade, além de prêmios em parceria com a Receita Federal.

A Comissão Julgadora, composta por cinco membros do segmento literário de Poços de Caldas, avaliou o teor literário, a adequação do gênero textual, a originalidade e a criatividade, classificando as três melhores de cada categoria e modalidade. www.pocosdecaldas.mg.gov.br.