Depois de se reinventar em 2021, Composição Ferroviária retoma shows presenciais

Espetáculo “Soy Sosa”, com a cantora Lívia Itaborahy, será no dia 22 de dezembro

O projeto Composição Ferroviária retoma os aguardados e celebrados shows presenciais em Poços de Caldas, no próximo dia 22 de dezembro, quarta-feira. A cantora Lívia Itaborahy apresenta uma homenagem a Mercedes Sosa, no aclamado espetáculo “Soy Sosa”. A abertura será com a trespontana Isabela Morais, com início às 19h, na Estação Mogyana Fepasa. Para 2022, já está prevista a apresentação da sambista Fabiana Cozza, dentre outras surpresas.

A retomada também é uma oportunidade para fazer um balanço da reinvenção para o formato online feita pelo projeto em 2021. Sob o impacto da pandemia de Covid-19, o Composição Ferroviária realizou nove eventos virtuais, conquistando um público ainda maior através das transmissões no YouTube da Mecenaria Brasil.

“Pudemos continuar reunindo nosso público que respondia a cada evento com uma participação ativa nos chats e interação com os próprios artistas”, festeja Jucilene Buosi. O Viola Perfumosa (Ceumar, Paulo Freire e Lui Coimbra) trouxe uma deliciosa homenagem a Inezita Barroso. Duas edições reuniram mais de 20 artistas – “Canto para manter viva a nossa arte” (nomes de destaque no cenário nacional) e “Vozes do interior” (músicos sul-mineiros). Além dos duos Titane e Túlio Mourão, Telo e Rodrigo Borges, Paulinho Pedra Azul e Luciano Tanure, com destaque às apresentações de Mônica Salmaso, Vanessa Moreno e Salomão Soares.

Mas, como todo projeto de cunho estritamente cultural no Brasil, o Composição Ferroviária caminha a passos cuidadosos, encarando a cada ano o desafio de captação de recursos para sua realização. A iniciativa é viabilizada pelas leis de incentivo, sobretudo a de Minas Gerais, mas também incluindo parcerias com a iniciativa privada para complementação de recursos. Um trabalho incansável e, muitas vezes, árduo é empreendido pelos produtores na captação de patrocinadores, parceiros e apoio do poder público.

“São só dois lados da mesma viagem” – 8 anos de história
De um lado a música e, de outro, a tradição do trem de ferro – dois patrimônios essenciais para o mineiro. A história teve seu início em 2014, em Poços de Caldas, quando os produtores sul-mineiros Wolf Borges e Jucilene Buosi ocuparam pela primeira vez a estação ferroviária de Poços de Caldas – um patrimônio tombado e preservado que passou a ser destino da comunidade e de turistas nas manhãs ensolaradas de domingo.

Já no primeiro ano, o Composição Ferroviária passou a receber mais de 800 pessoas a cada apresentação, com shows de Paulinho Pedra Azul, Leila Pinheiro, Claudio Nucci e Fátima Guedes – todos eles com abertura de artistas locais (outro ponto essencial do projeto). E, desde então, foram 43 eventos, que se estenderam ainda pelas cidades de São Lourenço e Itaúna.

O Composição Ferroviária foi indicado para o Prêmio Nacional do Turismo (2019), recebeu moção de aplauso em sua cidade natal e o primeiro lugar no Edital Aldir Blanc/MG. A galeria de talentos do projeto é objeto de uma cuidadosa curadoria que inclui a tradição e a vanguarda da música brasileira, despertando num público fidelizado e crescente o interesse de ir ao evento tanto para ver artistas reconhecidos quanto jovens nomes.

E, assim, passaram por este palco Leny Andrade, Kleiton e Kledir, Tunai, Wagner Tiso, Ná Ozzetti e Luiz Tatit, Sergio Santos, Renato Braz, Ceumar, Juliana Amaral, entre tantos. “Esta confiança que conquistamos de nosso público tornou o projeto agenda aguardada nas cidades por onde passamos”, observa Wolf Borges. Uma iniciativa acolhedora, que valoriza a diversidade, com entrada franca e público variado.

Serviço
Composição Ferroviária – show Soy Sosa com Lívia Itaborahy (abertura com Isabela Morais)
Quando: 22 de dezembro (quarta), às 19h
Onde: Estação Mogyana Fepasa (Praça Paul Harris, s/n – Centro – Poços de Caldas-MG)