Projeto “Conexões Ancestrais” leva apresentação de Nego Moura e Os Camarás para IFSULDEMINAS e Unifal e traz discotecagem na pista de skate da Zona Sul

O projeto Conexões Ancestrais, que visa à valorização do povo brasileiro em toda a sua diversidade, desmistificando preconceitos que ainda permeiam a sociedade, em especial os ligados às religiões de matriz africana, tem como objetivo a circulação de shows e bate-papos para reflexão e divulgação do recém-lançado álbum “Camará”, de Nego Moura e Os Camarás.

Para além dos shows, Nego Moura conduzirá uma roda de conversa com a ativista, professora e escritora Maria José de Souza (Tita) e com Thais Costa, pesquisadora e diretora do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei. Um momento de reflexão com jovens e adultos sobre a sociedade que vivemos, buscando quebrar toda e qualquer forma de preconceito, principalmente aqueles considerados minorias, mas não necessariamente em quantidade, como pretos, pobres, mulheres, LGBTQIA+, entre outros, além de temas voltados para a propagação de conhecimento sobre ideologias de matrizes africanas e preservação da cultura afro-brasileira.

As ações serão realizadas com estudantes e colaboradores no IFSULDEMINAS, no dia 29/08/22 e na Unifal, no dia 06/10/22. Além das apresentações nas universidades, para fortalecimento da proposta “Conexões Ancestrais”, será realizada na Pista de Skate da Zona Sul, nesta sexta-feira (19), às 16h30, discotecagens com a presença de toda equipe da Camará Records, para divulgação do álbum “Camará”. O projeto Conexões Ancestrais tem patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

As ações preveem o fortalecimento do trabalho autoral de Nego Moura, além de trazer referências da música afro-brasileira, com uma pegada dançante para se tornar um atrativo cultural para a população local, visando à valorização da expressão da diversidade cultural afro-brasileira, temática predominante no álbum “Camará”. O objetivo também é garantir a promoção de uma nova geração de artistas e ampliar o diálogo e o interesse sobre a cultura afro-brasileira, assegurando meios de preservação de tradições, instigando o conhecimento, o resgate de valores culturais e a responsabilidade cidadã.