Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente de Poços de Caldas Visitam INB

Em uma iniciativa que reforça o compromisso com o meio ambiente e a segurança pública, o Vice-Prefeito de Poços de Caldas, Júlio César de Freitas, junto ao secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinícius de Moraes, realizou uma visita às instalações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A visita, que aconteceu sob a recepção da nova administração liderada por Gilberto Ribeiro Costa, teve como objetivo aproximar a Secretaria de Meio Ambiente às operações da INB e compreender os esforços realizados na gestão e controle dos impactos ambientais resultantes de suas atividades.

A UDC, operada pela INB, desempenha um papel crucial no cenário nuclear brasileiro, sendo monitorada rigorosamente por dois programas principais: o Programa de Monitoração Radiológica Ambiental (PMRA) e o Programa de Monitoramento das Águas (PMA). Esses programas seguem as regulamentações estabelecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), respectivamente, garantindo que as atividades da unidade não comprometam a qualidade ambiental e a saúde pública. A INB também passa por rigorosa supervisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Durante a visita, foi destacado o processo de coleta e análise de amostras de diferentes meios, como água, sedimento, ar e solo, nas áreas circundantes à instalação. Essas análises são fundamentais para avaliar as influências químicas e radiológicas no meio ambiente, especialmente nas microbacias do Ribeirão Soberbo, Córrego da Consulta e Ribeirão das Antas, áreas de significativa importância ecológica para as comunidades de Caldas e Poços de Caldas.

A INB está implementando diversas ações para fortalecer o controle dos efluentes e minimizar os riscos ao meio ambiente e à população. Mantendo seu compromisso com a transparência, a instituição assegura que informações sobre as medidas de controle e monitoramento estarão continuamente disponíveis ao público, garantindo acesso e atualizações constantes sobre sua atuação responsável no cenário nuclear brasileiro.

Para o secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Ferreira de Moraes, a visita reflete um compromisso fundamental com a sustentabilidade ambiental e a segurança da nossa comunidade. Essa interação direta permite-nos não apenas compreender os processos e controles implementados pela INB, mas também reforçar a importância da transparência e do diálogo contínuo entre a indústria nuclear e a gestão pública ambiental.