A Turma da Rua Quinze é sucesso de Marçal Aquino, autor indicado da Série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelo menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor da série indicado é Marçal Aquino. Jornalista, escritor e roteirista de televisão e cinema, Marçal Aquino nasceu em 1958, na cidade de Amparo/SP. Em 1983, graduou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Em 1984, publicou seu primeiro livro de poemas. Mudou-se para São Paulo no ano seguinte, passando a trabalhar como jornalista em veículos como Gazeta Esportiva e O Estado de São Paulo. A partir de 1988, atuou como jornalista policial no Jornal da Tarde, fato que influencia sua obra posterior.

Recebeu o prêmio Jabuti com O Amor e Outros Objetos Pontiagudos (1999). A prosa de Marçal Aquino caracteriza-se por sua relação estreita com a representação da realidade. Faz uso de uma linguagem enxuta e objetiva para compor um retrato da vida, principalmente nas grandes cidades.

O autor também se dedica à literatura infantojuvenil, publicando diversos títulos pela Coleção Vaga-lume. Seu primeiro romance pela série “A turma da rua quinze” é um dos grandes sucessos da coleção.

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem quatro títulos do autor à disposição para empréstimo. Confira:

A turma da rua quinze
O desaparecimento de um amigo leva a turma da rua Quinze a investigar um casarão suspeito, onde vive um homem estranho. Procurando informações, eles acabam se envolvendo com uma perigosa quadrilha.
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.

O jogo do camaleão
O desejo de encontrar o pai desconhecido leva Ricardo a desembarcar em Belo Horizonte, onde se vê envolvido numa guerra entre quadrilhas.
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.

O primeiro amor e outros perigos
Vinícius é tímido demais para confessar sua paixão por Bianca, e ela, sem desconfiar de nada, acaba se decidindo por Fernando. Será que essa decisão vai abalar a amizade dos três? Ainda por cima, justamente agora que eles vão precisar estar bem unidos para enfrentar os perigos que vêm por aí… Tudo por conta de descobertas comprometedoras que eles fazem enquanto estão preparando uma matéria para o jornal Agora.
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães

O mistério da cidade-fantasma
Perdido numa cidade deserta, um grupo de jovens presencia fatos estranhos, que fazem a turma questionar se aquele lugar é tão abandonado quanto parece. Será que ali existem fantasmas?
Disponível nas bibliotecas: Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.