Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação sobre “Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros para leigos”

A equipe do Núcleo de Educação em Urgência – NEU do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU está realizando uma capacitação sobre “Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros para leigos”, direcionada para os Agentes Comunitários de Endemias – ACE e Agentes Comunitários de Saúde – ACS.

A capacitação está sendo ministrada pelo técnico de enfermagem do NEU  Edson Moura e pela instrutora  do NEU Silvia de Cassia Carvalho.

O objetivo do NEU é promover programas de formação e educação continuada na forma de treinamento em serviço, a fim de atender o conjunto de necessidade da comunidade. Está fundamentado no modelo pedagógico na problematização de situações. Sendo assim, o NEU visa capacitar os recursos humanos, envolvidos em todas as dimensões da atenção regional, ou seja, atenção pré hospitalar móvel, unidades básica de saúde, unidades não hospitalar de atendimento, as urgências e emergências e ambulatório de especialidades, atenção hospitalar e atenção pós hospitalar, internação domiciliar e serviço de promoção e reabilitação sob a ótica da promoção da saúde.

O conteúdo apresentado integra o curso técnico do Ministério da Saúde “Saúde com Agente” e é uma matéria obrigatória dentro da formação dos ACE’s e ACS’s.

Também são abordados temas de como agir em situações de crise convulsiva, engasgo severo e moderado, hipoglicemia, trauma raquimedular – TRM e primeiros socorros para leigos.

Silvia de Cassia Carvalho destacou a importância dessa formação. “O curso é básico e claro, onde todos que participaram ficaram satisfeitos, com as dinâmicas e facilidade de trabalhar na prioridade. A importância da capacitação de profissionais de educação, seja da rede pública ou privada e, também de demais profissionais que atuem com o público infantil, consiste em preparar estes atores para o atendimento de primeiro socorro.”