ALUNOS DE MEDICINA MINISTRAM CURSO SOBRE O AGOSTO LILÁS À ATENCÃO BÁSICA

O setor da Atenção Básica da secretaria de Saúde em parceria com o curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, promoveu um curso sobre o Agosto Lilás, mês dedicado a conscientização no combate à violência contra a mulher, na Associação Médica. A iniciativa foi voltada aos enfermeiros da Atenção Básica e teve por objetivo proporcionar à população mais qualidade e eficiência no atendimento.

Ministrado pelos alunos de medicina, a capacitação atualizou o conhecimento dos servidores municipais que atendem as mulheres vítimas de violência nas diversas unidades de saúde pública do município, através de um conjunto de ações que contribuirão diretamente nas suas rotinas de trabalho, com o tema: Agosto Lilás e o papel da Atenção Básica.

Após o curso, os enfermeiros irão replicar seus conhecimentos aos demais profissionais e realizar palestras nas salas de espera das unidades para que a população seja sensibilizada sobre a campanha.

A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde e é caracterizada por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde.