Alunos de Poços classificados no Concurso de Redação EPTV na Escola visitam sede da emissora

Os estudantes de Poços de Caldas classificados no Concurso de Redação EPTV na Escola 2023 visitaram, na última sexta-feira (1), a sede da emissora em Varginha. Eles puderam acompanhar as etapas de produção de reportagens e os bastidores do jornalismo.

Neste ano, o tema é “Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer a nossa relação com ela?”. O município de Poços de Caldas selecionou 14 redações que representam a cidade no concurso de redação. Foram selecionados os textos de cinco alunos das escolas municipais, cinco das unidades da rede privada de ensino e quatro das escolas estaduais.

Os 14 estudantes de Poços de Caldas classificados ganharam um dia de passeio em Varginha e visita à sede da EPTV, sendo que 11 puderam participar, além de três professoras. “A visita é sempre uma etapa muito produtiva do projeto. Os alunos classificados se sentem motivados a continuar escrevendo, além da oportunidade de troca de experiências e conhecimento sobre os bastidores de uma grande emissora de televisão”, destaca a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Letícia Borges.

Em âmbito local, a primeira etapa do concurso foi coordenada pela Secretaria Municipal da Educação e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. Em 2023, a Comissão de Seleção da etapa local foi formada pelas supervisoras pedagógicas da SME, Sandra Maria de Sousa Tavares e Rosa Maria Martins Alves, pelo Capitão PM Emerson de Araújo Garro Brito, Comandante da 18ª Cia Ind PM de Meio Ambiente e pelas representantes da Superintendência Regional de Ensino, Lais Suelen Ribeiro e Aline Juliane do Lago.

Ao final do concurso, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região Sul de Minas. A iniciativa tem como objetivo fomentar a pesquisa e discussão produtiva de temas importantes escolhidos anualmente pela EPTV, transformar os participantes em cidadãos críticos e possíveis agentes de transformação social em suas comunidades, por meio do processo de construção do próprio texto e oferecer uma oportunidade para os talentos da região, dando protagonismo e voz aos finalistas do concurso, com a divulgação de suas redações em uma série de reportagens exibida nos telejornais da EPTV.