Segue até dia 11 de outubro, próxima sexta-feira, a mostra artística da 33ª edição do Festival Estudantil de Teatro, o tradicional FET – Troféu Fernandinho Frizzo. Clássicos infantis como “Os saltimbancos” e “Alice no país das maravilhas” estão na programação que, só nesta semana, conta com 24 apresentações, no Teatro Benigno Gaiga.
A mostra artística do FET teve início no dia 1o de outubro. Neste ano, 39 apresentações integram a programação, que acontece no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita. Mostra teatral de caráter não competitivo, o Festival Estudantil de Teatro de Poços de Caldas tem como objetivos principais fomentar a prática teatral de forma cooperativa, incentivar o protagonismo estudantil e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, professores e comunidades escolares.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o FET é direcionado aos estudantes dos Centros de Educação Infantil, da Educação Integral, dos Centros de Atendimento Educacional Especializado e das escolas municipais, estaduais e particulares de Poços de Caldas. O evento também conta com apoio das secretarias de Esportes e Promoção Social.
As inscrições foram realizadas nos meses de maio e junho e, na sequência, as unidades escolares já iniciaram os trabalhos de montagem e ensaios. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, as unidades que manifestaram interesse receberam o auxílio de profissionais qualificados do setor artístico para montagem e ensaio das peças, bem como ajuda financeira para custeio com figurino e cenário.
“O FET é um dos eventos mais aguardados pelas unidades escolares. É a hora dos nossos estudantes brilharem no palco e também na plateia, fomentando o gosto e o interesse pelas artes cênicas e também criando memórias afetivas”, destaca a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Letícia Borges.
Troféu Fernandinho Frizzo
Desde 2010, todos os grupos participantes do FET recebem o troféu que leva o nome de um dos grandes atores de Poços de Caldas, o saudoso Luís Fernando Frizzo. Fernandinho Frizzo, como era conhecido, foi um talento ímpar muito importante para a história do teatro na cidade.
Fez parte do Grupo de Teatro Alvorada, criado por Benigno Giordano Gaiga, em 1966. Posteriormente, com o falecimento do fundador, a trupe passou a ser dirigida pela icônica Nicionelly de Carvalho, tendo o nome alterado para Teatro Alvorada Grupo Benigno Gaiga, que nomeia também o teatro da Urca desde 1980. Frizzo foi muito atuante nas décadas de 70, 80 e 90, como produtor, ator e diretor. Fernandinho Frizzo encenou seu último ato em 2001, quando nos deixou.
Neste ano, o FET também rendeu homenagens ao vice-prefeito Júlio César de Freitas, por sua trajetória na educação do município, marcada pelo seu comprometimento, atuando sempre como um agente de transformação, incentivo e inspiração, na busca da promoção e do desenvolvimento integral dos estudantes. Tio Júlio, como é conhecido, recebeu das mãos da secretária de Educação, Deborah Brianezi, o Troféu Fernandinho Frizo.
Confira a programação: