Apresentações inéditas do Julhofest fomentam a produção cultural em Poços

Prêmio de Incentivo à Dança foi realizado pela primeira vez em 2018

Durante a formatação do Julhofest 2018, um dos objetivos da Secretaria Municipal de Cultura foi fomentar a produção inédita dos artistas locais, mais especificamente por meio da abertura dos editais para o Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro e o Prêmio de Incentivo à Dança. Espetáculos com montagens inéditas na cidade foram propostos à Secult que , após um árduo trabalho de seleção, premiou seis das propostas enviadas.

Em cena, durante o mês de julho, no grande palco da cultura de Poços, o Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, levaram excelente público ao local. Mais precisamente, 2.587 pessoas prestigiaram e aplaudiram os espetáculos inéditos.

“Estamos cumprindo, aqui, uma das metas do Plano Municipal de Cultura,mais especificamente a Meta 1, na área de fomento, contemplando diversas linguagens artísticas como teatro, dança, música, e outros. Além disso, é uma oportunidade para que o público veja espetáculos novos, de altíssima qualidade, sejam clássicos ou contemporâneos. É muito gratificante para a Secult esta realização, este estabelecimento de novos espaços de criação, que são os prêmios Benigno Gaiga e Na Ponta do Passo”, afirma Gustavo Dutra , diretor de Políticas Culturais da Secult.

Este fomento se expressa também na premiação dos editais, que totalizaram R$ 6 mil para cada contemplado, um acréscimo de mil reais em relação a 2017 e um total de R$ 36 mil, apenas nas categorais teatro e dança. “A premiação é um dos componentes da nossa política cultural e pretendemos manter e, se possível, ampliar a cada ano estes valores”, informa o secretário de Cultura, Hudson Vilas Boas, que destaca também a premiação do concurso de artes plásticas ‘Salão Bruno Filisberti’, que apresentou aumento de valores na premiação.

A cada espetáculo apresentado no Julhofest, toda cadeia produtiva da cultura se movimenta, desde a costureira que faz os figurinos, à loja de tecidos, de armarinhos, de sapatos, de instrumentos musicais até o técnico de som e luz. “Tudo isso faz da Cultura um propulsor de desenvolvimento para o cidadão, o artista e o município”, conclui o secretário.

Confira os espetáculos premiados e apresentados durante o Julhofest 2018:

Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro:
BARULHO
Grupo NucleArte
Numa sociedade atravessada por todos os tipos de sons, Helena tem um desejo: ser ouvida. Nessa saga, o que fará Helena para ter voz?

À PROCURA DO PÁSSARO AZUL
A história é protagonizada por Mytyl, uma garota que, através de sua trajetória em busca da felicidade, simbolizada pelo pássaro azul, descobre que ser feliz é enxergar e valorizar os bons momentos do presente.

TRANSBORDAR
Coletivo Palco Aberto Sul de Minas
A obra tem tema central a exclusão. Mostra o que é construído fora das diretrizes da sociedade contemporânea, gerando espaços de transbordamento.

DESLIMITES
Faustine Taga
Em uma autobiografia inventada, a música, o amor, a poesia e os limites desenham o panorama de uma vida que oscila entre a realidade e a invenção.

“Prêmio de Incentivo à Dança”
NOS BARRACOS DA CIDADE
Grupo Union Crew
O espetáculo criado pelo grupo Union Crew é essencialmente brasileiro. Divido em 3 motes, retrata o dia a dia na favela enquanto espaço de superação e solidariedade. Apresenta diversos gêneros musicais em sua coreografia.

RAÍZES- Gisa Carvalho
Raízes é um espetáculo que visa reverenciar e difundir a cultura afro-brasileira que transcende o tom da pele. Propõe um diálogo entre as danças tradicionais africanas e afro-brasileiras com estética contemporânea