Aristides Fraga Lima, de A serra dos dois meninos e Perigos no mar, é o indicado da Coleção Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor da série indicado é Aristides Fraga Lima. “Um dia vou ser escritor.” Esta frase, sonho que se transformou em realidade, foi dita por Aristides Fraga Lima aos seus pais quando ele tinha cinco anos. Nascido em Paripiranga, na Bahia, em 1923, Aristides foi um menino que conviveu de perto com a natureza. Logo cedo, transferiu-se com a família para uma chácara no distrito de Saco-Grande, no município de Simão Dias, em Sergipe. A vida de menino da roça fez dele um profundo conhecedor dos animais e das coisas do campo, livre para correr pelos matos e nadar nos rios. Era esse o seu mundo de aventuras.

Começou os estudos das primeiras letras em Simão Dias. Os estudos secundários foram iniciados em Aracaju e concluídos no Seminário de Olinda, Pernambuco. Formou-se em Letras Neolatinas e em Ciências Jurídicas e Sociais pelas Faculdades de Filosofia e Direito, da Universidade Federal da Bahia. Dedicou-se ao magistério como professor de Francês, Inglês, Italiano, Espanhol, Latim e Grego. Sua preferência, porém, era pelo Português, que ensinou como membro do Magistério Estadual da Bahia e do Colégio Militar de Salvador. Faleceu em 1996.

Pela Coleção Vaga-lume publicou Os pequenos jangadeiros, Perigos no Mar e A Serra dos Dois Meninos, os dois últimos disponíveis para empréstimo nas bibliotecas públicas municipais de Poços de Caldas.

A serra dos dois meninos
O livro narra as aventuras de Ricardo e Maneca, filhos de Dona Mariana e Seu Domingos. Depois de ter adquirido a fazenda Gravatá, Seu Domingos resolve levar a esposa e os filhos para conhecer a propriedade e um pouco da vida sertaneja. A fazenda, em meio à caatinga do sertão baiano, abriga três serras misteriosas: Serra do Capitão, Serra do Meio e a Serra do Gravatá.

A família rapidamente se acostuma com a vida no campo, principalmente os meninos. Eles conquistam a amizade dos vaqueiros e de Gérson, filho do caseiro, acostumado com a lida na roça. Eles aprendem a fazer armadilhas e muitas outras artimanhas do ambiente rural. Então, planejam uma aventura às escondidas: subir as serras. Agora, mais do que nunca, os meninos precisam dos conhecimentos adquiridos como escoteiros e também da sabedoria da roça para saírem vivos da aventura.

Disponível para empréstimo nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Guimarães.

Perigos no mar
Quem é que não gosta de um bom passeio de barco pelo mar? Além das espetaculares histórias dos velhos marinheiros, sempre há uma cena fascinante para nos encantar. Já pensou, por exemplo, ver uma baleia de perto e ainda por cima amamentando um filhote? Ou presenciar uma pescaria de rede, em que se capturam peixes e as mais variadas criaturas marítimas?

Para Márcio, Lino e Bete, aquele dia começou assim, com um tranquilo passeio pelo litoral baiano na escuna da família. Mas as coisas não continuariam tão calmas. Colhidos por uma repentina tempestade, os meninos acabam sozinhos e completamente perdidos num bote salva-vidas. Acompanhe esta aventura emocionante em que três garotos vão precisar de toda a sua coragem para enfrentar os perigos do mar.

Disponível para empréstimo nas bibliotecas: CEU, Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.