Atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar terão formação nesta sexta-feira (28), em Poços

Na rede municipal, a alimentação escolar está a cargo do Promae, que tem por objetivo desenvolver ações que promovam o funcionamento e aprimoramento das ações de alimentação escolar (Foto: Arquivo)

Os atores sociais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Poços de Caldas participarão de uma formação ministrada por representantes do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do IFSULDEMINAS e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A capacitação será realizada nesta sexta-feira, 28 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Prefeito Chagas, 464), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A formação é voltada para os diversos atores sociais envolvidos no PNAE, como nutricionistas do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PROMAE), merendeiras, coordenadores dos Centros de Educação Infantil, diretores de escolas municipais, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), além de órgãos como Emater, Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Banco de Alimentos e representantes da agricultura familiar.

A capacitação tem por objetivo apoiar tecnicamente a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar e promover capacitação com os membros do Conselho de Alimentação Escolar e demais envolvidos no processo.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar, para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).

Em Poços de Caldas, a alimentação escolar está a cargo do Programa Municipal de Alimentação Escolar, que tem por objetivo desenvolver ações que promovam o funcionamento e aprimoramento das ações de alimentação escolar, coordenar as demandas de consumo e estabelecer e assegurar o padrão nutricional e a qualidade da alimentação fornecida aos alunos da rede municipal de ensino.

Além da formação, desde 24 de junho, o município de Poços de Caldas conta com a assessoria do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do IFSULDEMINAS.