Bandas de Poços participam de Festival de Bandas e Fanfarras de Pouso Alegre

Banda da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira

No último domingo, 26 de maio, duas bandas da Rede Municipal de Ensino representaram a cidade no Festival de Bandas e Fanfarras de Pouso Alegre/MG. A Banda da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira e a Banda Marcial Valdir de Freitas Lopes, da Escola Municipal Irmão José Gregório, participaram do evento, que promove e resgata o encontro entre bandas e fanfarras de diversas cidades.

Banda Marcial Valdir de Freitas Lopes, da Escola Municipal Irmão José Gregório

“Foi uma excelente oportunidade pela qual os integrantes das bandas poços-caldenses puderam conhecer a cultura de Bandas e Fanfarras de outras cidades e também levar um pouco da nossa”, destaca o gerente do Setor de Bandas da Secretaria de Educação, Elias Araújo. As apresentações visam promover o trabalho pedagógico-musical e o intercâmbio entre as bandas marciais.

A Banda Marcial da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, de Poços de Caldas, foi fundada no ano de 2001. Sob a regência de Renan Gluzezak, a banda conta com 30 integrantes, alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, que com muita alegria apresentam um repertório que varia de músicas brasileiras à trilha sonora de filmes.

Já a Banda Marcial Valdir de Freitas Lopes (BAMVAFL) foi fundada no ano de 2022, na Escola Municipal Irmão José Gregório, da cidade de Poços de Caldas, primeiramente apenas com instrumentos de percussão. No ano de 2023, foram acrescentados instrumentos de sopro da família dos metais, transformando-se numa orquestra de metais e percussão. Neste quase dois anos de existência, a Banda conta com quase 20 apresentações, entre elas desfile cívicos, festivais, Campeonato Mineiro de Bandas, entre outras festividades, sob direção e regência do professor Wellington Ricardo, profissional com cerca de 30 anos de experiência na área.