Bengala Cultural distribui atividades para idosos

Começou esta semana a nova edição do Ação Bengala Cultural. O projeto, desenvolvido pelos artistas plásticos Rosana Lovato, Anderson Almeida e Kaique Caliari, da Oficina da Terra art studio, tem como proposta a distribuição de atividades culturais para idosos em isolamento social, imposto pela pandemia causada pelo coronavírus.

Ação Bengala Cultural é um projeto de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pollo Engenharia e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. É direcionado aos idosos atendidos pela entidade SOS – Serviço de Obras Sociais.

De acordo com Rosana Lovato, com todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os participantes recebem na porta de suas casas atividades culturais de música, artes plásticas, literatura e cinema. “A ideia é alegrar a vida, principalmente dos idosos que moram sozinhos, além de possibilitar o exercício da criatividade”, conta.

Para o primeiro mês do projeto, os idosos receberam desenhos para colorir e lápis de cor, um poema e uma música que foram gravados por Anderson e Rosana, e enviados aos beneficiados. “Todos ficamos emocionados e felizes e a repercussão é sempre muito positiva”, comemora.

No ano passado, o Bengala Cultural também aconteceu desta maneira e atendeu cerca de 40 idosos. O projeto continua até dezembro com mais atividades e pode ser conferido no blog www.bengalacultural.blogspot.com, que inclusive contém um vídeo com todo o histórico do Ação Bengala Cultural e momentos de compartilhamento de arte e cultura.