Bengala Cultural oferece atividades para idosos fazerem em casa

Em tempos de isolamento social, projeto de Incentivo à Cultura distribui kits de artes plásticas, música, literatura e cinema

Os artistas da Oficina da Terra art studio distribuíram 30 kits culturais para idosos na última semana. Os idosos, atendidos pela entidade SOS (Serviço de Obras Sociais) de Poços de Caldas, receberam em casa poemas e material para fazer arte. A ideia é realizar parte do projeto Bengala Cultural de uma maneira que não coloque a vida dos participantes em risco.

O projeto de Incentivo à Cultura Bengala Cultural é patrocinado por Donato Hospital de Olhos e Climepe Total e realizado pelos artistas plásticos, animadores e produtores culturais Rosana Lovato e Anderson Almeida, com a participação de Kaique Caliari, como fotógrafo e Bibi Rodriguez, na assessoria de imprensa.

Tendo a cultura como aliada, a iniciativa também é uma maneira de ajudar no enfrentamento a tempos difíceis de isolamento social. “Sabemos que muitos dos idosos atendidos pelo projeto moram sozinhos, então também fará como que se sintam menos desamparados e fazendo parte de um grupo artístico”, afirma Anderson.

O kit cultural entregue na casa de cada um dos participantes se refere aos meses de abril e maio e engloba a parte do projeto que tem como objetivo principal o de oferecer atividades culturais para pessoas na terceira idade. Bengala Cultural, como explica Rô Lovato, é dividido em módulos para que contemple diferentes áreas artísticas. Entre elas música, artes plásticas, literatura e cinema.

Criativos, os artistas da Oficina da Terra art studio criaram alternativas para que o projeto acontecesse na quarentena. Para a área de artes plásticas, levaram para os participantes papel e lápis de cor e, na literatura, presentearam os idosos com poemas impressos. Para contemplar o cinema e a música foram distribuídos CDs com gravações feitas em casa com Anderson Almeida no violão e voz e DVDs com os filmes.

Vale destacar que os kits foram higienizados e, por iniciativa da presidente do SOS, Nélida Marina Pistone, contêm ainda uma máscara confeccionada por voluntários da entidade e distribuída gratuitamente. Segundo Rô Lovato, o momento da entrega dos kis culturais foi emocionante. “É uma forma de estarmos juntos, na arte e na cultura”, diz.

Bengala Cultural foi criado em 2010 e realizado em asilos e eventos para a terceira idade. Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas no Blog https://projetobengalacultural.blogspot.com/, um portal criado com o intuito de fomentar, difundir e debater atividades culturais desenvolvidas para idosos e divulgar seus resultados e também no intagram @ação_bengala_cultural.