Bicicletada Nacional em Homenagem a Julieta Hernández é realizada em Poços de Caldas

Nesta sexta-feira(12), a cidade de Poços de Caldas se une ao movimento nacional em homenagem a Julieta Hernández, conhecida carinhosamente como Miss Jujuba. O evento, é realizado por grupos de artistas locais, com apoio das secretarias de Cultura, Defesa Social, Promoção Social, em parceria com o Conselho dos Direitos da Mulher e Polícia Militar.

A bicicletada tem concentração marcada na Praça Pedro Sanches, às 18h00. A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional que busca prestar homenagens a Julieta Hernández e, ao mesmo tempo, protestar contra a barbárie do feminicídio, a violência e o extermínio que assolam as mulheres diariamente no Brasil.

Julieta Hernández, também conhecida como Miss Jujuba, era uma mulher migrante, palhaça e cicloviajante, conhecida por sua generosidade. Sua vida foi brutalmente interrompida em uma tragédia ocorrida no interior do Amazonas, enquanto pedalava de volta para casa, onde passaria as festas de final de ano com sua mãe, irmã e sua família venezuelana.

Carine Michelucci, atriz, destaca a importância crucial da mobilização de todos em prol da Bicicletada Nacional em homenagem a Julieta Hernández. “A insegurança que as mulheres enfrentam ao buscar se aprimorar e explorar novas possibilidades no mundo é uma realidade recorrente. A história de Julieta Hernández nos inspira e fortalece como mulheres na sociedade, que buscam por respeito e igualdade. Não podemos nos calar diante dessa violência que atinge mulheres todos os dias. São 5 mulheres mortas por dia neste país, vítimas de todo tipo de horror. Precisamos do apoio de toda a comunidade”, enfatiza Carine Michelucci.

Com sua fala, a atriz destaca a urgência de unir esforços para combater o feminicídio e promover um ambiente onde as mulheres possam se desenvolver sem medo. A referência à história inspiradora de Julieta Hernández ressalta a força e a coragem que as mulheres podem encontrar em suas trajetórias, mesmo diante dos desafios impostos pela sociedade.

A bicicletada em homenagem a Julieta Hernández é uma oportunidade para a comunidade de Poços de Caldas se unir em solidariedade, expressar indignação contra a violência de gênero e promover a conscientização sobre a importância da segurança e respeito às mulheres.

A concentração está marcada para as 18h00, na Praça Pedro Sanches, e a organização destaca a importância do apoio de toda a comunidade para fortalecer a mensagem de repúdio à violência contra as mulheres.

Para o secretário de Cultura, Gustavo Dutra, essa colaboração destaca a importância dessas instituições no enfrentamento à violência de gênero e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “A Secretaria de Cultura desempenha um papel fundamental na sensibilização da sociedade por meio de expressões artísticas, culturais e simbólicas. Pela artista que Julieta representa, precisamos conscientizar a população sobre a gravidade do feminicídio e outras formas de violência contra as mulheres, utilizando a cultura como ferramenta de transformação social.”

Já Marcela Carvalho, secretária de Promoção Social, destaca a necessidade urgente de engajamento na causa, considerando os alarmantes números de violência contra a mulher na região. Desde o início de 2024, as cinco maiores cidades do Sul de Minas registraram mais de 120 casos de violência, conforme dados disponíveis no Painel da Violência contra a Mulher da Polícia Civil. “Em Poços de Caldas, por exemplo, foram registrados 35 casos até esta terça-feira (9), evidenciando a gravidade da situação. E nos unimos a todas as, oportunidade para adquirir forças contra a violência de gênero. Temos o trabalho ativo do Conselho, que implementa diversas políticas públicas voltadas para as mulheres. Essas iniciativas incluem programas contínuos, campanhas educativas e eventos. Através dessas ações, a Promoção Social, busca contribuir significativamente para uma transformação cultural e social, combatendo efetivamente a violência de gênero.”