“Brasil: Nunca mais” é indicação de leitura das Bibliotecas Públicas

Lançado em 1985, o livro “Brasil: Nunca Mais”, fruto do projeto de mesmo nome idealizado por Dom Paulo Evaristo Arns, pelo reverendo presbiteriano Jaime Wright e pelo o rabino Henry Sobel, foi a forma encontrada para dar publicidade a um extenso trabalho de documentação dos crimes cometidos durante o regime militar brasileiro (1964-1985), que expôs os métodos de tortura da ditadura brasileira.

Em 1975, os três organizaram um ato que reuniu cerca de 8 mil pessoas na Praça da Sé, em memória do jornalista Vladimir Herzog, morto nos porões da ditadura. O ato foi considerado a maior concentração popular contra o regime, até então.

Durante o período de pesquisa, foram colhidas informações em cerca de um milhão de páginas, obtidas em 707 processos do Superior Tribunal Militar. O material permitiu que se conhecesse a extensão da repressão política no Brasil, no período entre 1961 e 1979. Cerca de 30 pesquisadores realizaram o trabalho, que durou aproximadamente seis anos.

Viajar pelos relatos de várias das vítimas da ditadura militar no Brasil é uma experiência dolorosa, mas também extremamente importante para conhecermos nossa história.

Título: Brasil: Nunca mais
Autor: Idealizadores Dom Paulo Evaristo Arns, Jaime Wright e Henry Sobel
Editora: Vozes
Ano: 1985

Indicação de livro
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico das bibliotecas, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.

“Brasil: nunca mais” é a indicação de leitura da equipe da Biblioteca Júlio Bonazzi para esta semana e está disponível para empréstimo em todas as unidades de acesso público que compõem o Sistema Municipal de Bibliotecas de Poços de Caldas.

Confira os endereços, horários de funcionamento e como fazer o seu cadastro:

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos