Capacitação de Enfermeiros e Farmacêuticos da Atenção Básica sobre Protocolo Municipal de Testagem e Manejo de IST’s

Nesta quarta-feira (5) ocorreu uma importante capacitação destinada aos enfermeiros da Atenção Básica e farmacêuticos, abordando o novo protocolo municipal de testagem e manejo de HIV, sífilis, hepatite B e C nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O evento, realizado das 8h às 12h, contou com a participação de 50 profissionais.

Durante a capacitação, foram apresentados os novos processos de trabalho relacionados à realização de testes e tratamentos, com o objetivo de aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos nas UBS. Além disso, os participantes receberam orientações detalhadas de profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA SAE), que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema.

O protocolo, que foi elaborado por acadêmicos de medicina com o apoio dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representa um avanço significativo na abordagem dessas doenças, garantindo que os profissionais da saúde estejam alinhados com as práticas mais atualizadas e eficazes.

A atualização profissional é fundamental no campo da saúde, especialmente quando se trata de doenças transmissíveis como o HIV, sífilis e hepatites B e C. Manter-se informado sobre as últimas diretrizes e técnicas é crucial para garantir um atendimento de qualidade, promovendo a saúde e o bem-estar da população. Eventos como este reforçam o compromisso da SMS e das instituições parceiras com a capacitação contínua dos profissionais, assegurando que estejam sempre preparados para enfrentar os desafios diários em suas funções.

A capacitação de hoje é um exemplo claro de como a educação continuada e a troca de conhecimentos entre diferentes áreas da saúde podem resultar em melhorias significativas nos serviços prestados à comunidade.