Centros de Educação Infantil recebem contação de histórias com Sandra Bittencourt

Atividade integra a programação do 23º Pintando o 7

Olhinhos curiosos, sorrisos tímidos, abraços apertados. Cada criança tem seu jeitinho de receber a contadora de histórias e escritora Sandra Bittencourt, que percorre os Centros de Educação Infantil municipais desde a última segunda-feira (22), dentro da programação do Pintando o 7.

No CEI Padre Daniel Patrick Meehan, no bairro Dom Bosco, por exemplo, os alunos preparam um cartaz de boas-vindas com desenhos feitos especialmente para a convidada. Numa grande roda, aguardavam ansiosos pela visita, que transformou a tarde da última terça-feira (23) em momentos que as crianças vão guardar no potinho das memórias afetivas.

Escritora premiada, Sandra Bittencourt conta histórias como ninguém. Já na chegada, abre as portas da imaginação, deixa entrar a luz do sol da literatura infantil e, como num passe de mágica, as crianças já são belas borboletas brancas, azuis, amarelas e pretas a brincar na luz. São marias e joões, príncipes e princesas. São, principalmente, crianças desfrutando da alegria de compartilhar brincadeiras e fantasias.

No CEI Padre Daniel, o pequeno Davi, do Maternal II, se transformou num príncipe

O pequeno Davi, do Maternal II, é agora um príncipe, com direito à coroa. Meio ressabiado, não queria valsar com a princesa Sandra, mas logo entrou na brincadeira e representou muito bem o seu papel. Ao final da apresentação, além da valsa, ela ganhou também um amoroso abraço.

No CEI Padre Daniel a curiosidade foi tanta que Sandra Bittencourt teve de revelar todos os segredos de sua mala encantada, cheia de instrumentos musicais e elementos sonoros, com apito, colher de pau, retalhos de tecido e diversos objetos simples que ganham vida durante as apresentações. Na unidade, são 116 alunos matriculados, do Berçário I ao Jardim II, com coordenação de Miriam Lucia de Carvalho Franco.

Até sexta-feira (26), 14 unidades com educação infantil da Rede Municipal receberão a contação de histórias com Sandra Bittencourt. Foram contemplados por meio de sorteio, os CEIs Pingo de Gente, Carola Monteiro, Maria Cláudia Prezia Machado, Julieta Brigagão, Dom Bosco, Maria do Rosário Bastos, Padre Daniel Patrick Meehan, Professora Elizabeth de Oliveira, Paulo Rodrigues Rosa, São José, Millo Carli Mantovani, CEI São Francisco e CEI Sônia Maria Saraiva, além do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

Pintando o 7
O Pintando o 7 na Educação Infantil tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos educadores que atuam neste segmento de ensino. A 23ª edição teve início na última segunda-feira (22) e segue até 30 de agosto, com palestras presenciais e atividades on-line, além da contação de histórias nas unidades de ensino.

Com o tema “Ler além do olhar”, neste ano a formação aborda a relevância fundamental da literatura na Educação Infantil, quando os alunos ainda não estão alfabetizados, mas têm todos os sentidos abertos para ler o mundo. Cerca de 1.800 profissionais que atuam na Educação Infantil serão contemplados com a programação.